Vestuário: grandes marcas dão descontos de até 80% em São Paulo

Feirão organizado pela Abravest tem por objetivo escoar produção fora de novo padrão; 60% das indústrias já se adaptaram

Gladys Ferraz Magalhães

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SÃO PAULO – Acontece, até o dia 10 de setembro, no shopping Mart Center, em São Paulo,o II Mart Center Fashion. O evento reúne 20 empresas de marcas famosas do setor de confecção para queima de estoques, oferecendo descontos de até 80% do preço original.

Promovida pela Abravest (Associação Brasileira do Vestuário), a iniciativa tem por objetivo facilitar o escoamento da produção e queimar o estoque das grandes fábricas que ainda não se adequaram aos novos padrões de tamanhos de roupas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O shopping Mart Center fica na rua Chico Pontes 1.500, Vila Guilherme. O II Mart Center Fashion pode ser visitado das 10h às 19h, de segunda-feira a sábado.

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Padronização

De acordo com a Abravest, cerca de 60% das indústrias brasileiras já estão adotando a nova padronização. A previsão é que, em janeiro de 2009, o novo padrão seja adotado por todos os grandes magazines brasileiros.

A norma foi acatada porque os consumidores encontram tamanhos P, M e G em medidas totalmente diferentes, perdendo muito tempo na experimentação das roupas.

Segundo o presidente da Abravest, Roberto Chadad, “adotando a nova padronização, o Brasil poderá se equiparar a outros países do mundo que, adotando padronizações acabaram diminuindo custos e garantindo muito melhor qualidade aos consumidores”, explica.

Além disso, o presidente da entidade destaca que a padronização facilitará as vendas pela internet e inibirá a importação predatória de artigos de vestuário.

Custos

Com a nova norma, a redução de custos de produção deve ficar entre 3% e 8%, segundo Chadad. Entretanto, ele alerta que o repasse da redução para o consumidor depende de cada empresa e lojista.

“Em primeiro lugar, o repasse vai para o lojista… No caso do consumidor, dependerá de fábrica para fábrica. Acredito que os produtos com maior valor agregado dificilmente apresentarão baixas significativas no preço final. Porém, nos de menor valor, provavelmente seja notada alguma redução, sim.”