Reflexos da guerra

União Europeia planeja embargo a petróleo russo em novas sanções

Os 27 países do bloco europeu tentam reagir ao aumento da crise energética, que está se intensificando após o corte de gás russo para a Polônia e a Bulgária

Por  ANSA Brasil -

A União Europeia (UE) está planejando aprovar na próxima semana um sexto pacote de sanções contra a Rússia, incluindo uma proibição gradual do petróleo russo, após Moscou cortar o fornecimento de gás natural para a Polônia e a Bulgária — o que fez os preços da commodity dispararem no mercado europeu.

Segundo fontes, o bloco europeu pretende anunciar as novas punições em breve e é possível que no sábado (30) apresente sua proposta aos embaixadores dos 27 estados-membros para que todos estudem as medidas.

Uma decisão sobre o mecanismo para atingir o petróleo russo ainda não foi finalizada, mas a expectativa é que a UE conclua o pacote na próxima semana, em coordenação com as novas sanções dos governos britânico e americano.

Leia também:

De acordo com relatos, o novo pacote de sanções também incluirá medidas contra mais bancos da Rússia e Belarus, que serão excluídos do sistema Swift e terão seus ativos congelados nos 27 países da União Europeia. Além disso, novas empresas, organizações e pessoas serão sancionadas.

Na quarta-feira (27), a Alemanha já informou que está preparada para apoiar uma possível proibição gradual do petróleo russo, à medida que os países do bloco lutam para reagir ao aumento da crise energética, que está se intensificando com o corte do gás da Rússia para a Polônia e a Bulgária.

Os dois países se recusaram a pagar pela commodity em rublos e foram punidos pela Rússia, que interrompeu o abastecimento de gás para Estados-membros da União Europeia pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe