Consensus 2022

Um “movimento cripto” está se formando em Washington, diz presidente da CFTC

Há diversos grupos se unindo para discutir o mercado, disse Rostin Behnam em evento promovido pelo CoinDesk

Por  CoinDesk

Rostin Behnam, presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC, o regulador do mercado de futuros de commodities nos Estados Unidos), está “muito confiante” de que o Congresso esteja tomando as medidas para conceder à sua agência uma autoridade regulatória muito mais ampla sobre os mercados de ativos digitais.

“É apenas um momento positivo, eu acho, para a tecnologia, para a indústria e para a economia”, disse Behnam no evento Consensus 2022, promovido pelo CoinDesk em Austin, no Texas, nesta quinta-feira (9). “Existem coalizões únicas se unindo para lidar com essa questão, o que é muito raro em Washington.”

A CFTC – normalmente vista como uma opção mais amigável do que a Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) para liderar a supervisão do setor – vem abordando algumas questões políticas, como a proposta da FTX de compensar diretamente os derivativos dos clientes, mas está esperando que o Congresso defina seu eventual papel.

Esse processo deu um passo importante no início desta semana com a introdução de uma legislação abrangente das senadoras americanas Cynthia Lummis, do Partido Republicado, e Kirsten Gillibrand, do Partido Democrata.

Um aspecto fundamental desse esforço, disse Behnam, é o poder que a legislação dá à CFTC para avaliar as taxas do setor, o que financiaria o crescimento e o recrutamento na agência.

“Isso nos permite essencialmente fazer nosso trabalho”, falou ele. “Temos que evoluir com os mercados. Temos que evoluir com tecnologia.”

O recente colapso da TerraUSD (UST) reforçou a necessidade de uma regulamentação, disse Behnam, citando a “terrível queda no preço” da stablecoin algorítmica.

“Isso valida o que foi dito e o que eu disse nos últimos dois anos”, falou ele. “Precisamos colocar grades de proteção ao redor do espaço.”

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe