Trump diz que ouro não será tarifado

Na sexta-feira (8), a Casa Branca já havia dito que emitiria uma ordem executiva para esclarecer a posição do país em relação às tarifas sobre o metal

Paulo Barros

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (11) que ao contrário da informação que havia chegado ao mercado, barras de ouro não serão alvos de tarifas. “O ouro não será tarifado!”, disse Trump em uma declaração publicada em sua conta na rede Truth Social.

Na sexta-feira (8), a Casa Branca já havia dito que emitiria uma ordem executiva para esclarecer a posição do país em relação às tarifas sobre o metal. Pouco antes, os contratos futuros de ouro dos EUA chegaram a bater níveis recordes em reação a uma decisão publicada no site do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, indicando que Washington poderia aplicar impostos de importação sobre barras de ouro de um quilo e de 100 onças, que são compradas principalmente da Suíça.

Segundo informações do Financial Times, a decisão da Alfândega contrariava as expectativas do setor, que acreditava que essas barras estariam isentas das tarifas impostas pelo governo Trump, já que o ouro em outras formas possui uma classificação aduaneira diferente e não sofre taxação.

Continua depois da publicidade

O ouro opera em queda nesta tarde, a US$ 3.357,13 por onça, recuo de 1,27% na sessão.

A Associação Suíça de Metais Preciosos havia alertado que a decisão alfandegária dos EUA não se aplicaria apenas à Suíça, mas também a barras de ouro importadas de qualquer país para os EUA.

“Estamos particularmente preocupados com as implicações das tarifas para a indústria do ouro e para o comércio físico de ouro com os EUA, um parceiro histórico e de longa data da Suíça”, disse Christoph Wild, presidente da Associação Suíça de Metais Preciosos, na sexta-feira.

Tópicos relacionados

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)