Tokens do metaverso disparam até 100% em 1 mês, mas traders desconfiam

A alta dos criptoativos, segundo investidores, está desconectada dos fundamentos das plataformas

CoinDesk

Tokens MANA, SAND e AXS acumulam alta que chega a passar de 100% nos últimos 30 dias (TradingView)

Publicidade

Os tokens nativos das principas plataformas de metaverso – espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual – entraram em 2023 a todo vapor.

No último mês, o Decentraland (MANA) disparou mais de 100%, o The Sandbox (SAND) mais de 50% e o Axie Infinity (AXS), 35%.

Esses três criptoativos superaram o Bitcoin (BTC), que experimentou um ganho de apenas 26% nos últimos 30 dias, de acordo com o agregador CoinGecko.

Continua depois da publicidade

A alta, no entanto, está sendo vista com certo ceticismo pelos traders, que desconfiam de uma disparada de preços parece estar desconectada dos fundamentos das plataformas.

Dados do DappRadar, site que rastreia informações sobre o mercado de criptoativos, mostram que não houve nenhuma mudança na base de usuários desses metaversos, especificamente no número de carteiras exclusivas ativas – usuários engajados que gerariam valor.

Pelo contrário: a plataforma revela que a quantidade de carteiras ativas únicas caiu 3% nos últimos 30 dias. A quantidade de transações, no entanto, saltou 6%.

Continua depois da publicidade

Decentraland (MANA)

Atividade de usuários no Decentraland nos últimos 30 dias (DappRadar)

Os números Decentraland do DappRadar são controversos. É um desafio classificar quais usuários são de fato pessoas reais, e quais são bots, como mostrou o CoinDesk em análise publicada no final do ano passado.

Outro desafio é determinar quantos usuários ativos existem realmente no Decentraland. Apesar de haver uma abundância de dados de código aberto disponíveis na blockchain, os detentores de tokens MANA têm interesse em garantir que esse número apareça o maior possível.

É discutível se a medição de carteiras ativas exclusivas da plataforma pode realmente capturar com precisão o número de usuários dentro do Decentraland, mas essa mediação mostra aqueles que estão realizando transações. Esses usuários transacionais seriam os que gerariam valor e teriam um impacto material no preço do token.

Continua depois da publicidade

The Sandbox (SAND)

Atividade de usuários no The Sandbox nos últimos 30 dias (DappRadar)

Para o The Sandbox, o DappRadar mostra um declínio ainda mais acentuado: as carteiras únicas exclusivas caíram 22% e as transações despencaram 54%.

No marketplace OpenSea, as vendas dos tokens não-fungíveis (NFTs) no Sandbox caíram 17% no último mês.

Enquanto isso, o SAND subiu mais de 50%.

Continua depois da publicidade

A correlação entre a capacidade da plataforma de monetizar sua base de usuários ativa e o valor do token tornou-se totalmente desconectada.

Axie Infinity (AXS)

Atividade de usuários no Axie Infinity nos últimos 30 dias (DappRadar)

Assim como os outros dois projetos, a contagem de usuários do Axie Infinity não reflete o movimento de alta de preço.

Apesar do AXS ter subido quase 35% durante o mês passado, dados do DappRadar mostram que sua contagem de carteiras ativas únicas caiu quase 6%.

Continua depois da publicidade

O saldo equivalente de valor depositado nos smart contracts (contratos inteligentes) do AXS aumentou, como em todos os principais metaversos, simplesmente por causa de um aumento geral nos preços dos tokens.

Comportamento de traders

A desconfiança de traders do movimento em tokens de metaverso fica evidente em dados coletados do mercado de derivativos, mais especificamente sobre as taxas de financiamento (custo para manter posições abertas) no mercado de futuros perpétuos (sem data de vencimento).

Uma taxa negativa indica que posição vendidas pagam posições compradas, portanto apontam para uma maior demanda por posições que apostam na baixa.

As taxas de financiamento para posições de AXS estão negativas, o que implica que os traders estão vendendo a descoberto.

Segundo o site Coinglass, tendências semelhantes estão ocorrendo no token MANA, com taxas de financiamento negativas em algumas das principais exchanges. O SAND parece ser a exceção, com taxas permanecendo positivas por enquanto – ou seja, com traders ainda operando comprados.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil