Theresa May oferece renúncia em troca de aprovação do Brexit

O texto já foi rejeitado duas vezes pela Câmara dos Comuns, e o governo britânico corre contra o tempo para aprová-lo e garantir o adiamento do Brexit

Equipe InfoMoney

Publicidade

ANSA) – A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, ofereceu nesta quarta-feira (27) sua renúncia em troca da aprovação do acordo para retirar o país da União Europeia.

O texto já foi rejeitado duas vezes pela Câmara dos Comuns, e o governo britânico corre contra o tempo para aprová-lo e garantir o adiamento do Brexit para 22 de maio.

“Entendi que existe o desejo por uma abordagem diferente e por uma nova liderança para a segunda fase das negociações e não me oporei a isso”, disse May a deputados do Partido Conservador, segundo a íntegra do discurso divulgada pelo governo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Sei que alguns estão preocupados que, se votarem a favor do acordo, eu tomarei isso como um mandato para entrar na segunda fase sem o debate de que precisamos. Não farei isso, escutei o que vocês me disseram, mas devemos aprovar o acordo e fazer o Brexit”, acrescentou May.

Nas duas votações realizadas pelo Parlamento, o tratado foi rejeitado por ampla maioria, principalmente em função do “backstop”, mecanismo que prevê fronteiras abertas entre Irlanda do Norte e República da Irlanda no caso de fracasso em futuras negociações comerciais entre Londres e Bruxelas.

“Peço a todos os presentes nessa sala que apoiem o acordo, para que possamos cumprir nosso dever histórico: realizar a decisão do povo britânico e deixar a União Europeia em uma saída linear e ordenada”, concluiu May. (ANSA)