Balanço varejista

Soma (SOMA3) tem lucro ajustado 3,5 vezes maior no 3º trimestre, de R$ 77,6 mi

Hering turbina base de clientes do Grupo Soma; receita líquida do Grupo Soma dobrou na base anual, atingindo R$ 667,2 milhões no terceiro

Por  Felipe Alves -

SÃO PAULO – O Grupo Soma (SOMA3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 77,6 milhões no terceiro trimestre, cifra 3,5 vezes superior à do mesmo trimestre do ano passado, uma alta de R$ 21,8 milhões – representando alta de 256% em um ano.

O lucro antes de juros, amortizações e depreciações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado cresceu mais de 6 vezes. A alta de 516,4% fez o Ebitda ajustado passar de R$ 18,3 milhões para R$ 112,8 milhões ao fim do terceiro trimestre de 2021. Já a margem Ebitda ajustada cresceu 13,7 p.p. e somou 20,1%.

A receita líquida do Grupo Soma (SOMA3) dobrou de tamanho na base anual. Assim, passou de R$ 325,5 milhões no terceiro trimestre de 2020 para R$ 667,2 milhões ao fim do terceiro trimestre de 2021.

Hering turbina base de clientes do Grupo Soma

No terceiro trimestre o varejo físico intensificou a recuperação do fluxo de clientes com o relaxamento das medidas restritivas e do avanço da vacinação contra a Covid-19.

O terceiro trimestre foi marcado pela intensa retomada dos canais físicos do Grupo Soma (SOMA3). Eles foram fundamentais para a captação de novos clientes e recuperação dos que estavam inativos.

Assim, a base ativa de clientes atingiu organicamente 1,3 milhão de clientes – crescimento de 20% em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Ao consolidar a base de clientes da Hering, que cresceu 14,9% versus o terceiro trimestre do ano anterior, a base ativa total do Grupo Soma chegou a 4,7 milhões de clientes.

As vendas no varejo totalizaram R$ 491,7 milhões no Pro forma, com crescimento do varejo físico de 194,6% versus o terceiro trimestre de 2020.

Canais digitais do Grupo Soma

O canal digital manteve seu papel nas vendas do grupo, com altos volumes de vendas e uma receita de que superou em 22,9% o terceiro trimestre de 2020, mesmo após a reabertura das lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o canal digital do Grupo Soma registrou faturamento de R$ 49,5 milhões, representando 10,7% da receita total do terceiro trimestre de 2021.

A base de clientes multicanal teve crescimento de 51,5% versus o mesmo período de 2020.

Destaques das marcas do Grupo Soma

• Farm: alcançou receita de R$ 228 milhões, com crescimento de 91,8% no comparativo com o terceiro trimestre de 2020. No comparativo com o terceiro trimestre de 2019 a alta foi de 38,5%. As vendas de mesmas lojas (SSS) cresceram 60,7% no terceiro trimestre no comparativo anual.
• Animale: a receita bruta cresceu 45,8% no terceiro trimestre de 2021 na base anual. O indicador chegou a R$ 138,8 milhões. As vendas de mesmas lojas (SSS) cresceram 38,7% no terceiro trimestre no comparativo anual.
• Farm Global: o faturamento chegou a R$ 80,3 milhões no terceiro trimestre de 2021, com um crescimento de 229,1% no comparativo com o mesmo período de 2020.
• NV: a marca, incorporada no portfólio do Grupo Soma em março, obteve faturamento de R$ 91,1 milhões no terceiro trimestre de 2021. Assim, houve alta de 94% em relação ao faturamento do mesmo período do ano passado.
• Hering: obteve uma receita bruta de R$ 462,8 milhões no terceiro trimestre de 2021, ou seja, crescimento de 52,7% no comparativo com o mesmo período de 2020. As vendas totais no sell out da Rede Hering no 3TRI21 somaram R$ 405,7 milhões, 60% superior ao resultado do mesmo período de 2020.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.

Compartilhe