Solana salta mais de 200% em agosto e se torna a 8ª maior criptomoeda do mundo; o que explica o otimismo?

Maior adoção de investidores institucionais, novos projetos e boas perspectivas dos analistas levaram a Solana a subir 5.970% em 2021 até agora

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após alguns meses complicados para o mercado de criptoativos, agosto voltou a marcar uma alta generalizada entre as maiores moedas digitais do mundo. Porém, uma em especial chamou mais atenção que a maioria, a Solana (SOL).

Caminhando para fechar o mês ganhos de mais de de 210%, este token acumula valorização de 5.970% em 2021, entre as 5 maiores altas nestes oito meses, considerando as 100 maiores criptos do mundo. Atualmente ela é cotada a US$ 111,76.

O desempenho chamou mais atenção na última semana, com o preço saltando 55% e colocando a Solana como a oitava maior criptomoeda do mundo em valor de mercado. E apesar desse cenário bastante positivo, não houve uma notícia específica para explicar tal movimento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, o que se vê é um otimismo muito grande com o projeto da Solana, que tem chamado cada vez mais atenção de investidores institucionais, além de perspectivas positivas sobre novidades envolvendo sua rede.

Vista como uma rival para a rede Ethereum, a Solana foi lançada em março de 2020, já possuindo em seu sistema a integração com contratos inteligentes e com uma rede mais escalável do que o próprio Ethereum.

O objetivo da Solana é melhorar a escalabilidade da rede, introduzindo um consenso de prova de história (PoH, na sigla em inglês) combinado com o consenso de prova de participação (PoS). Essa união tem atraído a atenção tanto de investidores pessoas físicas quanto institucionais.

Continua depois da publicidade

O que explica a alta da Solana?

A Solana tem se posicionado muito bem para atrair a febre dos tokens não fungíveis (NFTs). Há cerca de duas semanas, a rede entrou para esse mundo lançando a coleção Degenerate Ape Academy, que conta com 10 mil imagens exclusivas de macacos em desenho. Todas as obras foram vendidas em 10 minutos.

O movimento por si só já fez a cotação do token SOL disparar, já que era preciso adquirir o ativo para dar lances nas NFTs. Mas se isso poderia se mostrar uma alta provisória, a correção ainda não veio e parece estar se sustentando.

Além disso, a rede também tem atraído um grande interesse institucional. Nos últimos dias, a gestora de ativos digitais Osprey Funds disse que pretende lançar um fundo de investimento focado na Solana e registrou o Osprey Solana Trust na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), o que pode levar a uma exposição maior da Solana para grandes investidores.

Continua depois da publicidade

Outra boa notícia foi que o oráculo de dados descentralizado Pyth Network anunciou a escolha da blockchain da Solana para lançar a suas soluções. Esse projeto pretende rastrear o desempenho do mercado em tempo real e se integrar a aplicações Finanças Descentralizadas (DeFi) através do Wormhole, uma sidechain (blockchain que valida dados de outras blockchains) da Solana.

Esse otimismo não é tão recente. No início do ano, a Solana conseguiu levantar mais de US$ 300 milhões para ajudar a lançar um estúdio de incubação para acelerar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dapps) e plataformas construídas na blockchain.

Entre alguns dos patrocinadores do projeto está Sam Bankman-Fried, fundador e CEO da bolsa de plataforma de negociação FTX, que construiu uma bolsa de derivativos descentralizada chamada Serum na Solana.

Publicidade

Boas perspectivas

Recentemente, analistas ouvidos pelo InfoMoney apontaram a Solana como uma das principais criptomoedas para se ficar de olho, sem considerar Bitcoin e Ethereum.

Entre as análises, Samir Kerbage, CTO da Hashdex, afirmou que a Solana, assim como a Polkadot, são projetos interessantes no quesito infraestrutura, indo para a chamada “camada dois”, focada na aplicação para ativos descentralizados.

Já Safiri Félix, diretor de produtos e parcerias da Transfero, disse que a Solana “é um dos projetos que tem mais potencial”. “Eles têm um time técnico bastante competente, estão com um bom financiamento para desenvolver e estão construindo um ecossistema muito rapidamente”, avalia.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Miranda, especialistas e criador da Universidade do Bitcoin, por sua vez, acredita que a equipe da Solana está “entregando bastante”, contando com uma rede rápida, com taxas baixas, além de possuir sua própria blockchain.

Invista nos fundos de criptomoedas mais acessíveis do mercado: abra uma conta gratuita na XP!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.