Ser (SEER3) reduz prejuízo ajustado em 26,7% no terceiro trimestre, para R$ 22,3 mi

Captação do Ensino Híbrido cresceu 12,5% no 3T23, atingindo 25 mil matrículas, enquanto no EAD aumentou 63,7% e totalizou 46,2 mil matrículas

Felipe Moreira

Os alunos potencializam habilidades como visão sistêmica, negociação e resolução de problemas

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A Ser Educacional (SEER3) anunciou nesta manhã de terça-feira (14) seus resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23). O lucro líquido ajustado foi de R$ 22,3 milhões, uma retração de 26,7% sobre o prejuízo de R$ 30,4 milhões de um ano antes.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 67,5 milhões no 3T23, um crescimento de 23,2% em relação ao 3T22.

De acordo com a Ser, o aumento do Ebitda ajustado foi decorrente do crescimento da receita líquida no 3T23, em virtude do aumento da base de alunos de graduação híbrida e digital, além da redução de custos e despesas.

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A margem Ebitda ajustada atingiu 16,1% entre julho e setembro deste ano, alta de 2,1 p.p. frente a margem registrada em 3T22.

Leia também:

A receita líquida somou R$ 418,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 7,3% na comparação com igual etapa de 2022.

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O lucro bruto ajustado atingiu a cifra de R$ 264,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 10,1% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta ajustada foi de 63,2% no 3T23, alta de 1,6 p.p. frente a margem do 3T22.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 59,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, uma diminuição de 0,6% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

Em 30 de setembro de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 745,5 milhões, um recuo de 4,9% na comparação com a mesma etapa de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,24 vez em setembro/23, alta de 0,44 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.

Mais dados da Ser

A captação do Ensino Híbrido cresceu 12,5% no 3T23, atingindo 25,0 mil matrículas, enquanto no Ensino Digital aumentou 63,7% e totalizou 46,2 mil matrículas no mesmo período.

O crescimento de 8,7% na base total de alunos, que atingiu a marca de 333,8 mil alunos.