Criptoativos

Santos tem primeiro fan token da América Latina distribuído de graça via DeFi

Usuários poderão “farmar” fan tokens por meio do protocolo PancakeSwap, que roda na rede patrocinada pela Binance

Por  Paulo Alves

O Santos é o primeiro clube América Latina a adotar finanças descentralizadas (DeFi) para distribuir o seu fan token, anunciado na sexta-feira (26). O ativo poderá ser obtido gratuitamente por todos os usuários que participarem de um processo chamado farming na plataforma PancakeSwap (CAKE).

Farming é o ato de obter criptos mediante o depósito (staking) de um outro ativo digital em um contrato inteligente. Nesse caso, o token SANTOS será entregue como recompensa para quem depositar a criptomoeda CAKE na PancakeSwap. Os tokens serão pagos na mesma proporção do tamanho do depósito em relação ao total investido pelos usuários.

A iniciativa ganha o nome de Oferta Inicial de Farming (IFO, na sigla em inglês) e está marcada para começar na próxima quarta-feira (1).

O farming exige uso de carteiras não-custodiantes como Trust Wallet e MetaMask, além de familiaridade com termos como taxas de Gas e slippage, entre outros. O depositante também deve arcar com a possível variação de preço do CAKE enquanto ele estiver bloqueado. Por esses motivos, é possível dizer que a tarefa não é voltada para iniciantes em criptomoedas.

No entanto, o clube aposta na popularidade da PancakeSwap no Brasil, assim como no apoio da Binance, para atrair compradores. O Santos é o primeiro dos times brasileiros que já aderiram aos fan tokens a optar pela corretora como intermediária do negócio. Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo e São Paulo fecharam parceria com a Socios.com.

“A parceria com a Binance alimenta ainda mais nossa paixão em continuar buscando meios criativos e inovadores de impulsionar as soluções para a nossa torcida e abre um novo capítulo na história do nosso clube”, escreveu, em nota, Andres Rueda, presidente do Santos.

Além de abrir portas para DeFi na Binance Smart Chain, rede rival do Ethereum patrocinada pela Binance, o acordo com a exchange inclui patrocínio de três anos e o lançamento de uma coleção digital em formato de NFT. A própria Binance também oferecerá fan tokens de graça mediante staking, porém da moeda Binance Coin (BNB). O benefício estará disponível na plataforma Binance Launchpad também a partir do dia 1º de dezembro.

Segundo o Santos, detentores do fan token poderão se engajar com o clube por meio de enquetes, disputar prêmios digitais e físicos, como camisetas autografadas, além de usar o ativo para comprar produtos e ingressos de jogos na loja oficial do clube.

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

Compartilhe