RJ: Calor extremo leva 300 pessoas a buscarem atendimento de saúde

Governo do estado amplia oferta de pontos de hidratação em UPAs e espaços públicos para reduzir impactos das altas temperaturas

Agência O Globo

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 – Pessoas se protegem do sol no centro da cidade em dia de calor no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicidade

O calorão que há dias que castiga o Rio — a cidade segue no terceiro nível do Protocolo de Calor, que vai até cinco, desde a última quarta-feira — levou 300 pessoas a serem atendidas na rede estadual de saúde no fim de semana. Ao todo são 2 mil atendimentos relacionados às altas temperaturas nos últimos 15 dias. Os principais sintomas apresentados por quem procura ajuda são tontura, taquicardia, boca seca e vertigem, entre outros.

Para tentar aliviar um pouco o calor e prevenir casos como esses o governo do estado anunciou, na manhã desta segunda-feira, um conjunto de medidas que inclui a distribuição de água potável, por meio da Cedae, com a “Frota da Hidratação”, que utiliza uma kombi, bicicletas em postos de salva-vidas, e pontos de hidratação da Secretaria de Estado de Saúde nas 27 UPAs estaduais, que terão bebedouros à disposição da população tanto na parte interna como na externa.

Também estão previstos reforço na assistência em saúde, monitoramento e alertas meteorológicos, medidas de segurança nas praias, para evitar afogamentos, e atenção aos grupos vulneráveis. A mobilização integrada conta com participação das Secretarias de Defesa Civil/ Corpo de Bombeiros, Saúde e do Ambiente, além da Cedae.

Viva do lucro de grandes empresas

“Objetivo das ações coordenadas é prevenção e resposta rápida, que já está acontecendo”, disse o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A secretária de Saúde, Cláudia Mello, recomenda que as pessoas evitem locais de extremo calor, optem por usar roupas mais leves, protetor solar e não esquecer da hidratação. Beber água com frequência, lembra a secretária, é medida fundamental.

Nesta segunda-feira foram montados pontos de distribuição de água nas estações de trem da Central do Brasil, no Centro, em Madureira, na Zona Norte, e em Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste. No Centro, as equipes munidas de bicicletas e carrinhos, estão concentradas próximo da entrada da estação do metrô. A previsão é de que sejam distribuídos cerca de 5 mil litros de água, ao longo do dia

Continua depois da publicidade

A operação de combate ao calor foi deflagrada neste domingo com a distribuição gratuita de 15 mil litros água potável nas praias de Copacabana, Leme e Ipanema, além da Arena da Baixada, em Duque de Caxias. Também foram distribuídos nos mesmos locais 3,4 toneladas de gelo

Para esta segunda-feira, os termômetros devem seguir nas alturas, com previsão de máxima de 36°C, de acordo com o órgão. O céu pode ter poucas nuvens. Há ainda previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas nos períodos da tarde e da noite, isto em função de áreas de instabilidade associadas ao calor. Os ventos estarão fracos a moderados.

O Calor 3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos, assim, é importante ficar atento a cuidados com a saúde, em especial em períodos de sol forte. O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) atualiza a situação da cidade em tempo real, com divulgação por meio de canais oficiais, o que inclui as redes sociais.

Tanto moradores como turistas que estão na cidade neste período de calorão devem ficar atentos a alguns cuidados com a saúde. O COR-Rio desta as seguintes recomendações:

Tempo nos próximos dias

A semana vai seguir com calor, com previsão de máxima ainda na casa dos 30 graus, segundo o Alerta Rio. O que muda em relação aos dias anteriores é o aumento da nebulosidade e a chance de pancadas de chuvas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. Saiba como deve ficar o tempo, de acordo com o órgão da prefeitura:

Terça-feira (30): céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas na tarde e à noite. Os ventos estarão fracos a moderados. Mínima de 20°C e máxima de 36°C.

Continua depois da publicidade

Quarta-feira (31): em função da atuação de áreas de instabilidade junto à entrada de ventos úmidos, o céu fica parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas nos períodos da madrugada, tarde e noite. Os ventos estarão fracos a moderados. Mínima de 21°C e máxima de 35°C.

Quinta-feira (1º): áreas de instabilidade junto à alta disponibilidade de umidade manterão o tempo instável no Rio, com previsão de pancadas de chuva isoladas a qualquer momento, inclusive na madrugada. Os ventos estarão fracos a moderados. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.

Sexta-feira (2): o tempo segue instável, com nebulosidade variada e previsão de chuva fraca a moderada ao longo do período. Os ventos estarão fracos a moderados. Mínima de 21°C e máxima de 35°C.

Continua depois da publicidade