Regulador do Chipre suspende licença da exchange FTX na Europa

A corretora está no meio de uma crise de liquidez que respingou em todo o mercado cripto

CoinDesk

"Shutterstock"

Publicidade

A Comissão de Valores Mobiliários do Chipre (CySEC, na sigla em inglês) suspendeu a licença da FTX em meio à crise de liquidez que levou a exchange de criptomoedas a congelar os saques. A informação foi publicada pela Bloomberg na manhã desta sexta-feira (11).

A FTX garantiu a aprovação de seu domínio “www.ftx.com/eu” na CySEC em março, após adquirir uma empresa local chamada “K-DNA Financial Services LTD”. A entidade foi posteriormente renomeada como “FTX EU LTD”.

Em setembro, a FTX EU disse que a licença do regulador dava para o negócio a garantia de operar como uma empresa de investimentos no país insular e “servir todo o Espaço Econômico Europeu”, que inclui a União Europeia, bem como Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Continua depois da publicidade

Depois que uma crise de liquidez desencadeou o colapso da exchange criptomoedas, com sede nas Bahamas, seus ativos foram congelados pelo CySEC na quinta-feira (10).

Na decisão, o regulador disse que a medida visa “preservar ativos e estabilizar a empresa”.

A Comissão de Valores Mobiliários do Chipre foi procurada pela reportagem do CoinDesk, mas não respondeu até a publicação deste texto.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil