Reforma da Previdência é aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados

Com 36 votos favoráveis, membros do colegiado aprovam parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP). Comissão passa a analisar destaques apresentados ao texto

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os membros da Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados aprovaram, nesta quinta-feira (4), por 36 votos a 13, o substitutivo apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) para a proposta que altera as regras para o sistema de aposentadorias.

Trata-se do segundo avanço do texto na casa legislativa desde que foi enviado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) ao parlamento. Em abril, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara havia aprovado, por placar de 48 votos a 18, a admissibilidade da proposta.

Os deputados agora se debruçam sobre os destaques apresentados pelas bancadas para modificações do texto. Superada esta etapa, a  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vai a plenário, onde será submetida a dois turnos de votação e precisará do apoio de 3/5 dos membros da casa, o equivalente a pelo menos 308 deputados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante as deliberações, deputados do centrão falaram na necessidade de se aprovar a partir dos próximos passos da tramitação a entrada de estados e municípios no texto. 

A oposição, por sua vez, continuou criticando o discurso de remoção de privilégios, citando os dispositivos do texto que abrem brechas para que viúvos ou viúvas recebam menos de um salário-mínimo de pensão. 

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.