Produtos verdes: consumidor se preocupa e até paga mais pela sustentabilidade

No Brasil, preservação ambiental é atributo mais valorizado pelo cliente; nos EUA, 32% pagariam mais por produtos verdes

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 32% dos consumidores norte-americanos dizem que estariam dispostos a pagar um pouco mais por produtos ambientalmente corretos, segundo revela pesquisa da Harris Interactive.

No Brasil, a sustentabilidade também está em alta, já que a preservação do meio ambiente é a prática sustentável mais valorizada pelo consumidor do País, na opinião de 97% das empresas nacionais ouvidas em pesquisa da Deloitte, organização empresarial que presta serviços de consultoria e auditoria. Em seguida, ficaram a reciclagem (94%) e o uso de energias renováveis (83%).

Voltando à pesquisa da Harris, outros 45% dos norte-americanos admitem que buscam por produtos ambientalmente corretos, desde que não tenham de pagar mais por isso. Por fim, 24% dizem que não procuram por produtos verdes.

Continua depois da publicidade

Outros países

A situação em outros países também demonstra a preocupação do consumidor com o meio ambiente. Na Europa, por exemplo, de acordo com outra pesquisa da Harris, um bom número de consumidores gostaria que os produtos que compram trouxessem algum selo indicando quantidade de carbono emitida durante o processo de produção.

Neste caso, os espanhóis são os que mais têm tal desejo, 36%, seguidos pelos franceses (30%), italianos (26%), alemães (20%) e britânicos (12%).