Pretende ir às compras neste Natal? Veja em qual perfil de consumo você se encaixa

Sessão da Tarde, Turista ou Pac Man? Hábitos de consumo e gastos revelam em qual deles cada um se enquadra

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – De acordo com levantamento realizado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 20% dos consumidores da cidade de São Paulo pretendem usar parte do décimo-terceiro em compras de Natal.

E segundo a empresa Capital Pessoal, os clientes que irão “devorar” as vitrines neste fim de ano podem ser divididos em três perfis: sessão da tarde, turista e pac man. Em qual deles será que você se encaixa?

Sessão da Tarde

A maioria dos consumidores deste primeiro grupo é composta por mulheres das classe A, B e C, em uma faixa etária bastante extensa, de 20 a 60 anos, casadas e com filhos entre 6 e 24 anos ou sem filhos.

Entres estes clientes estão pessoas que não trabalham, trabalham meio-período ou estão aposentadas. Além disso, mostram-se muito dedicadas aos filhos e à família, gostam de aproveitar o tempo com eles, são carinhosas e afetivas e adoram presentear e preparar pequenos mimos.

Quando se dirigem a um centro de compras, esses clientes deseja muito mais do que suprir necessidades básicas de consumo: eles querem passear, fazer cursos e olhar as vitrines.

Turista

Aqui se encontram homens e mulheres mais jovens, de 18 a 35 anos, principalmente solteiros e sem filhos. Tratam-se de pessoas dinâmicas, atualizadas e com referências sobre cultura, tecnologia e moda, cujo maior desejo é aumentar o repertório cultural.

De maneira geral, estes consumidores são atraídos por itens diferentes, sobretudo por novidades e informação que venham para somar, têm vontade de passar o tempo, encontrar os amigos, esfriar a cabeça, comer “porcarias” (doces/junk food) e descontrair.

As pessoas deste perfil adoram passar o tempo na praça de alimentação ou no cinema dos centros de compras. Em suas sacolas, existe sempre algo diferente, que chamou sua atenção e o fez partir para uma aquisição de última hora.

Pac Man

No terceiro perfil estão incluídos homens e mulheres numa ampla faixa etária, geralmente casados ou comprometidos, que se destacam pelo hiperconsumismo e por serem exigentes e gostarem de muita variedade (preço e produto).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estes consumidores são objetivos e práticos, fazem uma distinção bem marcada entre compra e passeio e procuram por absoluta eficiência ao adquirir produtos: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e serviços diversificados.

Suas necessidades principais são realizar ótimas compras, sentir que comparou os melhores produtos e preços, economizar tempo e encontrar muita variedade. Eventualmente fazem alguma parada na praça de alimentação ou no cinema e costumam comprar apenas artigos necessários para o dia-a-dia ou para uma ocasião específica.

Compartilhe