Prejuízo da B2W sobe e vai a R$ 163 milhões no 1º tri; vendas avançam 90%

Já a receita líquida totalizou R$ 2,942 bilhões, crescimento de 73,5% quando comparado com os R$ 1,696 bilhão no mesmo período de 2020.

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A B2W (BTOW3), dona dos sites Submarino e Americanas.com, registrou prejuízo líquido de R$ 163,6 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 51,5% em relação aos R$ 108 milhões registrados no mesmo período de 2020.

Por outro lado, a companhia informou que teve alta de 90,4% nas vendas brutas totais (GMV, na sigla em inglês) na comparação com um ano antes, a R$ 8,68 bilhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações, amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 129,4 milhões, crescimento de 1,4% comparado com os R$ 127,6 milhões registrados no mesmo período de 2020.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A receita líquida totalizou R$ 2,942 bilhões, crescimento de 73,5% quando comparado com os R$ 1,696 bilhão no mesmo período de 2020.

O consumo de caixa aumentou, indo para R$ 897,4 milhões nos primeiros três meses deste ano versus R$ 645,7 milhões em igual período de 2020, alta de 38,9%. Segundo a B2W, o consumo de caixa no trimestre está associado à sazonalidade do segmento de varejo no Brasil e ao aumento dos estoques no primeiro trimestre de 2021 (alta de 68,9% versus o primeiro trimestre de 2020), em linha com o crescimento de vendas da plataforma de 1P [varejo digital direto].

“Para os próximos trimestres e para o ano como um todo, reforçamos nosso compromisso de seguir gerando caixa. Como forma de capturar todos os efeitos, a geração ou consumo de caixa é medida pela variação da dívida líquida em relação ao trimestre anterior, sempre desconsiderando eventuais recursos de operações de aumento de capital”, destaca a companhia no seu release de resultados.

Continua depois da publicidade

As despesas com Vendas, Gerais e Administrativas ajustadas totalizaram R$ 808,1 milhões, o que representou 9,3% do GMV, um aumento de 0,5 ponto em relação ao primeiro trimestre de 2020. O aumento das despesas com vendas está principalmente relacionado com os investimentos no programa de frete grátis Americanas Mais, sempre atrelado ao nível de serviço por meio de um modelo de
co-participação do Seller, e investimentos em awareness.

A B2W informou que atingiu 22,9 milhões de clientes ativos (pelo menos uma compra nos últimos doze meses) no trimestre, um aumento de 6,2 milhões versus o mesmo período do ano passado.

A companhia destacou que segue “inovando para oferecer uma experiência de compra cada vez mais interativa, incluindo o Americanas ao Vivo (Live Commerce), que combina compras e entretenimento. No trimestre, completamos mais de 100 Lives realizadas e, em maio, lançaremos uma nova programação com o objetivo de engajar os sellers na plataforma, criando uma nova frente de vendas e de rentabilidade, por meio da integração com o B2WADS”.

Continua depois da publicidade

Outra importante iniciativa para melhorar a experiência de compra é o O2O (Online to Offline): segundo a companhia, ela segue em rápido crescimento e já está presente em mais de 6 mil lojas da Americanas e de sellers do marketplace, gerando um GMV de R$ 1,0 bilhão no trimestre.

A B2W destacou ainda que a integração com a Americanas (as companhias divulgaram os termos para a fusão na semana passada, veja mais clicando aqui) permite a aceleração das iniciativas de entrega rápida, incluindo as entregas em até 3 horas, que totalizaram 2,1 milhões de pedidos no trimestre
(13,7% do total).

“O modelo de Ultra Fast Delivery é uma das nossas prioridades para 2021. Nesse sentido, em
abril de 2021, anunciamos a aquisição da Shipp, startup de delivery on demand que realiza entregas em
aproximadamente 36 minutos”, apontou.

Publicidade

Em 2021 você pode fazer da Bolsa a sua nova fonte de renda. Inscreva-se e participe gratuitamente da Maratona Full Trader, o maior evento de Trade do Brasil.