Preço competitivo é uma das vantagens da quebra de monopólio dos Correios

Segundo o Setcesp, nesta segunda-feira (03), o STF julga a quebra do monopólio na entrega de correspondências

•

Publicidade

SÃO PAULO – Aumento da concorrência e preços mais competitivos seriam algumas das vantagens da quebra de monopólio dos Correios, segundo representantes das empresas privadas de entrega de pequenas encomendas.

De acordo com o Setcesp (Sindicato dos Transportadores de Cargas de São Paulo e Região), nesta segunda-feira (03), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga a quebra do monopólio da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) na entrega de correspondências.

A ação teria sido proposta pela Abraet (Associação Brasileira das Empresas de Distribuição), sendo que, desde o início do processo, cinco dos 11 ministros do STF votaram a favor da manutenção do monopólio, um apoiou a quebra parcial e outro, a liberação total do mercado, restando ainda quatro votos.

“O julgamento em favor do monopólio pode ser um retrocesso capaz de tornar o Brasil um parque jurássico em termos de logística”, avalia o diretor do Setcesp, Antônio Juliani.

Outras vantagens

Ainda segundo o Sindicato, com a quebra de monopólio nos serviços de entregas, o consumidor teria garantida a entrega de encomendas 24 horas por dia, além da entrega de cartas e contas em regiões não atingidas pelos Correios.

“Os Correios não conseguem ter uma abrangência nacional completa. Números oficiais apontam que mais de 37 milhões de brasileiros não contam com entrega domiciliar e mais de 30 milhões não têm acesso a um atendimento postal adequado”.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira (3), o sindicato realiza duas manifestações pelo fim da exclusividade dos Correios nos serviços de postagem de encomendas expressas. Os eventos ocorrem, simultaneamente, em São Paulo e Brasília.