Cisão

Porto Seguro (PSSA3) esclarece sobre impactos da cisão do braço de assistência nos indicadores de seguros

Segundo comunicado, a cisão dos serviços de assistência da operação de seguros para a Porto Assistência gera oportunidades para o grupo

Por  Felipe Moreira

A Porto Seguro (PSSA3) comunicou nesta terça-feira (26) que, a partir de 1º de maio de 2022, a Porto  Assistência passou a desenvolver as atividades de assistência cindidas da operação da Porto Seguro Cia de Seguros, conforme fato relevante publicado em 04 de junho de 2021.

Segundo comunicado, a cisão dos serviços de assistência da operação de seguros para a Porto Assistência gera oportunidades para o grupo Porto, como a otimização da gestão; a ampliação da oferta de serviços para novos públicos; o desenvolvimento de novos serviços; e ganhos de escala, com aumento da eficiência operacional.

Apesar de não causar impacto material no lucro líquido consolidado do grupo Porto, a reestruturação dessa operação irá alterar a estrutura contábil de algumas linhas das demonstrações financeiras, principalmente, os indicadores de Outras Despesas Operacionais, Sinistralidade e Índice Combinado.

Com a incorporação das atividades de assistência pela Porto Assistência, as despesas de atividades como guinchos,
prestadores de serviços, dentre outras, que eram contabilizadas parte como “sinistros retidos” e parte como “outras despesas operacionais”, passaram a ser contabilizadas nas seguradoras em uma única linha de “sinistros retidos”, visto que a empresa de serviços, Porto Assistência, passou a ser responsável por toda esta operação, faturando esses serviços diretamente contra as empresas de seguro controladas pela Porto Seguro.

A operação resulta em uma mudança entre linhas, com redução no índice de “outras despesas operacionais de seguros” e aumento proporcional na “sinistralidade”. A sinistralidade também é impactada pelas despesas de assistência de seguros, em razão da margem de mercado aplicada sobre os serviços prestados pela Porto Assistência, esta última mudança com impacto também sobre o índice combinado.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe