Reforma tributária da Câmara pode criar o maior imposto do mundo, avalia governo

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo diz que equipe econômica calcula alíquota de 30% para novo imposto que unificaria IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a uma disputa por espaço entre diversos autores e diferentes projetos sobre reforma tributária, o Ministério da Economia calculou que a proposta de unificação de impostos federais defendida pela Câmara dos Deputados exigiria a fixação de uma alíquota de 30% ou mais para o novo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) que incidiria sobre o consumo.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Se confirmados, os números fariam com que o Brasil tivesse o maior imposto sobre valor agregado (IVA) do mundo. Os idealizadores do texto, porém, discordam da conta. Vale destacar que, naturalmente, qualquer iniciativa de unificação de impostos culminaria em uma cobrança de alíquota muito mais elevada, o que não necessariamente significaria alteração na carga tributária. Ao todo, há cinco projetos de simplificação tributária em discussão, seja entre membros do governo Jair Bolsonaro (PSL), seja entre as duas casas do Poder Legislativo.

A proposta de emenda constitucional em discussão pelos deputados é de autoria do líder da bancada do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), com base nos estudos e sugestões feitos pelo Centro de Cidadania Fiscal, liderado pelo economista Bernard Appy. O texto pretende unificar no IBS os federais IPI, PIS, Cofins o estadual ICMS e o municipal ISS. Nos cálculos de Appy, o imposto unificado teria uma alíquota de 25%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A iniciativa é considerada ousada. Na avaliação de membros do governo, que deverão apresentar uma outra proposta em breve, a inclusão de estados e municípios no texto leva o risco de um fracasso na simplificação tributária, discutida há décadas.

A PEC do emedebista já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e está em comissão especial, onde terá a relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria na casa legislativa. O presidente do colegiado é Hildo Rocha (MDB-MA).

Além deste texto, há quatro projetos correndo na disputa da reforma tributária. Na semana passada, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou a apresentação da PEC nos termos da proposta do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, engajado no assunto há mais de duas décadas. O movimento foi visto como um sinal de disputa por espaço entre as duas casas legislativas.

Continua depois da publicidade

Pelo texto em discussão entre os senadores, a ideia é extinguir IPI, IOF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide, ICMS e ISS. No lugar deles, seria criado um imposto sobre o valor agregado de competência estadual e um imposto sobre bens e serviços específicos, de competência federal.

Quer receber as próximas edições do Barômetro do Poder antecipadamente? Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o relatório com as projeções dos principais analistas políticos do país:

Já a equipe comandada pelo ministro Paulo Guedes estuda encaminhar uma proposta de troca de até cinco tributos federais (PIS, Cofins, IPI, uma parte do IOF e talvez a CSLL) por uma única cobrança. Também seria extinta a contribuição ao INSS pagas anualmente sobre a folha de pagamentos pelas empresas. Em troca, poderia haver a criação de um imposto sobre meios de pagamento ou um aumento adicional na alíquota do imposto único.

Há também a proposta de empresários do Instituto Brasil 200. O texto prevê a criação de um imposto único que substitua todos os tributos, inclusive IPTU e IPVA. Seria aplicada uma alíquota de 2,5% sobre qualquer movimentação financeira entre contas.

Outra proposta foi preparada pelo Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz). Ela retira da União a gestão do tributo único a ser criado. O texto ainda prevê que, caso o governo consiga a unificação de impostos federais, os Estados encaminhem uma proposta alternativa, chamada de IVA Dual, com mecanismos de compensação de perdas e redução de equilíbrios regionais.

(com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.