Câmara aprova reforma da Previdência em primeiro turno

Cinco meses após ser encaminhada pelo governo Jair Bolsonaro, proposta é aprovada em plenário. Deputados ainda precisam apreciar destaques de bancadas antes de votar o texto em segundo turno

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Após um dia inteiro de negociações nos bastidores na véspera, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a proposta de emenda constitucional que trata da reforma da Previdência (PEC 6/2019), apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) em fevereiro.

O substitutivo da proposta, elaborado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), recebeu apoio de 379 deputados – 71 a mais do que o mínimo necessário de 3/5 dos membros. Votaram contra a PEC 131 deputados.

Os parlamentares ainda precisam analisar os destaques das bancadas. Depois disso, será necessário votar a proposição em segundo turno, para, enfim, encaminhar o texto ao Senado Federal.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O texto modificou regras previstas na versão original defendida pela equipe econômica do governo, sendo as principais delas a exclusão de estados e municípios, a retirada do modelo de capitalização, além da criação de uma regra transitória adicional para todos os atuais segurados.

A nova versão também reduziu a idade mínima para professoras (57 anos) e professores (60 anos) da rede pública que ingressaram até 31 de dezembro de 2003, com direito ao último salário (integralidade) e reajustes da ativa (paridade). E determinou que a pensão dos agentes de segurança também seja igual ao último salário.

Para entregar um impacto fiscal não muito distante do R$ 1 trilhão em dez anos defendido pelo ministro Paulo Guedes (Economia), o relator incluiu novas receitas à Previdência. É o caso do aumento de 15% para 20% da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) paga pelos bancos. Já as cooperativas de crédito terão alíquota de 17%, enquanto a B3 não sofreu aumento sobre a taxa.

Continua depois da publicidade

Em busca da construção de maioria para votar a PEC antes do recesso parlamentar (que começa em 18 de julho), o governo do presidente Jair Bolsonaro liberou R$ 1,135 bilhão em emendas parlamentares voltadas à área da saúde. A previsão dos recursos consta em 37 portarias publicadas em edição extra do Diário Oficial da União da última segunda-feira (9).

Com a aprovação do Orçamento impositivo pelo parlamento, o governo passou a ser obrigado a liberar anualmente os recursos para emendas. A dinâmica dos repasses, porém, é decidida pelo Palácio do Planalto, que o faz a partir de avaliações de conveniência econômica e, muitas vezes, de acordo com as estratégias políticas desenhadas.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.