Deputados apontam melhora na relação com governo Bolsonaro, mostra pesquisa XP

Levantamento mostra que nos três critérios avaliados (relação individual com o governo, atendimento a demandas individuais e relação entre os Poderes) quadro hoje é mais favorável do que há dois meses

Marcos Mortari

(Brasília - DF, 29/05/2019) Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Carlos Alberto de Nóbrega durante homenagem ao artista no plenário da Câmara dos Deputados.\rFotos: Marcos Corrêa/PR

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma série de atritos ao longo dos primeiros seis meses de gestão, parlamentares observam uma melhora no relacionamento entre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a Câmara dos Deputados. É o que mostra a quarta rodada da pesquisa XP Investimentos com deputados.

Segundo o levantamento, feito entre os dias 18 e 26 de junho (ou seja, capturando parcialmente a nova rodada de desencontros que culminou no atraso do calendário da reforma da Previdência), subiu para 49% o percentual de congressistas que classificam como ótima ou boa sua relação individual com o Palácio do Planalto. Já os que avaliam essa interlocução como ruim ou péssima somam 27%.

Em abril, antes mesmo de um dos episódios que marcou o ápice no nível de tensionamento entre Executivo e Legislativo – o compartilhamento de texto de fonte anônima que dizia que o Brasil é “ingovernável” pelo presidente em aplicativo de mensagens –, o grupo de parlamentares satisfeitos somava 34% dos deputados federais no exercício do mandato. Já os insatisfeitos representavam 30% dos assentos na casa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

xpcongresso2806b

Ao menos no relacionamento individual com congressistas, o resultado da pesquisa coloca Bolsonaro em patamares similares aos de fevereiro, quando começavam os trabalhos no Poder Legislativo. O resultado atual é ainda mais parecido com o de cerca de quatro meses atrás quando se desconsidera o aumento da insatisfação de parlamentares da oposição.

Neste caso, o grupo dos que avaliam a interlocução como ótima ou boa soma 68% dos legisladores entrevistados, ante 64% em fevereiro e 48% em abril. A pesquisa da XP Investimentos ouviu 236 dos 513 deputados federais no exercício do mandato, entre os dias 18 e 26 de abril. A amostra de entrevistados respeitou a proporcionalidade das bancadas partidárias na casa legislativa.

xpcongresso2806a

O levantamento também mostra que, ao longo dos meses, melhorou a percepção dos deputados sobre o atendimento de suas próprias demandas por parte do governo. De fevereiro para cá, as respostas positivas saltaram de 12% para 31%. As negativas, por sua vez, saltaram de 9% para 30% no período. Houve, no entanto, um recuo em relação a abril, quando o grupo somou 37% dos respondentes.

Continua depois da publicidade

xpcongresso2806c

O avanço é mais evidente entre deputados da base governista e do centro: de 16% para 40% nas avaliações positivas neste período de quatro meses. As negativas ficaram em 20%, no meio do caminho entre os resultados de fevereiro, 5%, e de abril, 33%.

xpcongresso2806d

Quanto ao relacionamento entre Executivo e Legislativo, deputados também veem uma melhora entre abril de junho. Para 28%, hoje essa relação é ótima ou boa. Em abril, eram 16%. Já o grupo antagônico, que classifica essa interação como ruim ou péssima, foi de 55% para 33% no período.

xpcongresso2806e

O resultado, porém, está longe de repetir a fotografia de fevereiro, quando as respostas positivas somaram 57% (excluindo a oposição, o grupo representava 67% dos congressistas consultados), e as negativas 12% (8% sem membros de bancadas contrárias ao governo).

xpcongresso2806f

Receba com exclusividade todas as edições do Barômetro do Poder e fique por dentro do que os maiores especialistas da política estão esperando para o futuro do país. É grátis!

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.