Rodrigo Maia anuncia presidente e relator da reforma da Previdência em comissão especial da Câmara

A instalação da comissão está prevista para as 11h. O colegiado, responsável pela avaliação de mérito da proposta será formado por 49 parlamentares

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (25), que os deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) serão, respectivamente, presidente e relator da proposta de reforma da Previdência em comissão especial na casa legislativa.

A instalação da comissão está prevista para as 11h (horário de Brasília). O colegiado, responsável pela avaliação de mérito da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) será formado por 49 parlamentares, respeitada a proporcionalidade das bancadas.

Nos bastidores, o nome de Marcelo Ramos é conhecido pela boa capacidade de articulação política. Ele será o responsável pela condução dos trabalhos, por decisões sobre requerimentos e o próprio calendário. Por ser um nome do chamado “centrão”, sua escolha para o posto indica uma maior aproximação do grupo em relação à reforma previdenciária.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Samuel Moreira é lembrado pela experiência. Chefe da Casa Civil do governo de São Paulo durante a administração Geraldo Alckmin (PSDB) e ex-presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), ele tem perfil moderado e demonstra convicção sobre a necessidade de se mudar o atual sistema de aposentadorias.

O tucano terá a missão de conduzir negociações com parlamentares, realizando concessões e costurando apoios. Entre seus desafios estão evitar o risco de significativa desidratação do texto original encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o distanciamento da economia de R$ 1 trilhão em dez anos, pedida pela equipe econômica.

Na avaliação de analistas políticos ouvidos pelo InfoMoney, as indicações são positivas para o andamento da reforma no parlamento por atrair o “centrão” para o processo e colocar mais um experiente defensor da reforma nas negociações.

Continua depois da publicidade

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.