Em mercados / politica

Reforma da Previdência: veja como votou cada um dos 66 deputados na CCJ

Mais de dois meses após ter sido apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a proposta passou por seu primeiro desafio no parlamento, recebendo apoio de 48 deputados membros da comissão

CCJ
(Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

SÃO PAULO - Após quase 9 horas de sessão, os parlamentares membros da CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovaram, na noite da última terça-feira (24), a admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência por 48 votos a 18.

O texto havia sido apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) há mais de dois meses, mas enfrentava dificuldades para avançar no colegiado. Depois de um acordo entre governo e deputados do "centrão", a proposta conseguiu furar a obstrução de membros da oposição e enfim superar seu primeiro grande teste no parlamento.

O grupo, embora incomodado com a falta de articulação política por parte do Planalto, deu apoio total à constitucionalidade da matéria na CCJC, sem nenhum registro de traição, em uma indicação de força e coesão. Tal apoio, contudo, não necessariamente indica que os deputados votarão favoravelmente à proposta no julgamento de mérito, em comissão especial.

Apesar do empenho em obstruir os trabalhos na comissão, fator importante no atraso da votação da PEC na última semana, a oposição desta vez não foi capaz de evitar a aliança entre governo e "centrão". De qualquer forma, vendeu caro a derrota, fazendo a sessão se arrastar noite adentro. A votação foi encerrada somente às 23h45.

Veja como votou cada deputado:

votação_ccjc
Fonte: Câmara dos Deputados

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

 

Contato