Previdência: Reforma de Bolsonaro tem 149 votos na Câmara, mostra levantamento

Para que o texto avance, são necessários 308 votos em dois turnos de votação no plenário da Casa

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional há três semanas conta hoje com o apoio decidido de 95 dos 513 deputados federais no exercício do mandato, de acordo com levantamento feito pela consultoria Atlas Político, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo jornal Valor Econômico.

Outros 54 parlamentares concordam com boa parte do texto, mas têm restrições a alguns pontos específicos. Na soma, o número é insuficiente para a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em plenário, mas pode dar indicações sobre o ponto de partida do governo na construção de uma base de apoio.

Para que o texto avance para o Senado Federal, são necessários 308 votos em dois turnos de votação no plenário da Câmara dos Deputados. Antes disso, contudo, a proposta deverá passar pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), colegiado responsável por analisar sua constitucionalidade, e por uma comissão especial, que discutirá o mérito.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o levantamento, batizado de “Termômetro da Previdência”, há 144 deputados decididamente contrários à reforma, enquanto outros 220 nomes aparecem com a classificação de “indefinidos, somando aqueles que não manifestaram posição ou não decidiram se votarão pela aprovação ou rejeição da proposta atual.

O levantamento procurou os 513 deputados por e-mail, telefone e presencialmente. Os que não responderam foram classificados como “indefinidos”, exceto no caso de parlamentares de bancadas partidárias com posicionamentos públicos unânimes, que foram classificados de acordo com o consenso do partido, e aqueles que se manifestaram publicamente em relação à reforma no noticiário ou nas redes sociais.

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.