Mercado vê Rodrigo Maia e Renan Calheiros eleitos presidentes da Câmara e do Senado, aponta sondagem da XP

Os entrevistados veem 85% de chances de Maia se reeleger no comando da Câmara e de 60% de Renan ser eleito presidente do Senado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Sondagem realizada pela XP Investimentos com 87 investidores institucionais entre os dias 28 e 31 de janeiro reforça a visão também no mercado de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL) serão eleitos, respectivamente, presidentes da Câmara e do Senado nesta sexta-feira (1).

Os entrevistados veem 85% de chances de Maia se reeleger no comando da Câmara. Já na disputa para o Senado, Renan Calheiros teria 60% de probabilidade de voltar a presidir a Casa.

O período de coleta antecedeu a decisão do MDB de lançar Renan como candidato do partido, que ocorreu na noite da última quinta-feira (31). Por sete votos a cinco, a bancada do MDB resolveu indicar Renan em vez da senadora Simone Tebet (MDB-MS), para disputar a presidência do Senado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para eleição da presidência da Câmara em primeiro turno, é necessária maioria absoluta – o correspondente aos votos de 257 deputados. Se ninguém atingir esse número, há um segundo turno com os dois mais votados. A eleição dos demais integrantes da mesa só ocorre quando o presidente é eleito. As notícias dos últimos dias apontam que Maia já deve “liquidar a fatura” no primeiro turno. 

No Senado, a votação para escolha do presidente ocorre logo após a reunião de posse dos senadores e deve ser mais acirrada. A previsão é que a primeira votação seja realizada por volta das 18h e a expectativa é de que haja segundo turno dado o grande número de candidatos. 

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.