Plataforma de empréstimos DeFi fechas as portas citando falta de demanda

Porter Finance disse que a falta de “adoção institucional de DeFi de renda fixa” levou à sua decisão

CoinDesk

(Getty Images)

Publicidade

A plataforma de crédito cripto Porter Finance, que roda na rede Ethereum (ETH), fechou sua plataforma de emissão de títulos citando a falta de demanda por empréstimos no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), disseram desenvolvedores nesta quarta-feira (6).

A medida ocorre em meio à forte queda dos preços das criptomoedas, com os mercados de ações e ativos de risco, de modo geral, refletindo as preocupações com uma recessão diante do aperto monetário promovido pelos bancos centrais.

O serviço permitia que organizações autônomas descentralizadas (DAOs) emitissem títulos como forma de levantar investimentos em troca do pagamento de rendimentos aos usuários. Esses títulos ofereciam uma opção de crédito flexível e de longo prazo que vantagens sobre os empréstimos para os protocolos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota nesta quarta, contudo, a Porter disse que “não estava confiante” de que haveria grande demanda de empréstimos para produtos DeFi de renda fixa, como os oferecidos em sua plataforma.

Leia mais:
Atualização do Ethereum não resolverá problemas de escalabilidade, diz Morgan Stanley

O problema, segundo a empresa, se deve principalmente à competitividade das taxas oferecidas nos mercados tradicionais – devido aos juros elevados para conter a inflação –, e à falta de adoção do DeFi institucional de renda fixa no ano passado.

Continua depois da publicidade

O fundador da Porter, Jordan Meyer, disse que a plataforma também está evitando riscos legais com a mudança. “Não estamos mais dispostos a assumir o risco legal associado às ofertas de títulos”, disse Meyer, sem dizer quais seriam esses riscos. “Por esses motivos, estamos nos afastando da plataforma de emissão de títulos e explorando melhores oportunidades.”

Meyer disse ainda que a medida não afetou as obrigações que a Ribbon DAO – que usou Porter para emitir seus títulos – tem com seus credores. “O Ribbon DAO ainda irá honrar pagamentos”, disse ele.

A Ribbon detém mais de US$ 71 milhões em criptomoedas, de acordo com rastreadores. Lançada em 2021, a Porter arrecadou em abril deste ano US$ 5 milhões em uma rodada inicial de investimento para seu mercado de crédito cripto.

Continua depois da publicidade

A Porter não havia respondido aos pedidos de comentários do CoinDesk até o momento da publicação.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil