Plataforma cripto da XP será lançada em agosto e irá permitir uso de robôs

Xtage fará integração com plataforma MetaTrader e irá operar inicialmente com Bitcoin e Ethereum

Rodrigo Tolotti

Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP

Publicidade

A Xtage, plataforma da XP Inc. para negociação de criptomoedas, deve ser liberada para os clientes nas próximas semanas, em agosto, afirmou o diretor de produtos financeiros da XP, Lucas Rabechini. Em um primeiro momento será permitido negociar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Além disso, a companhia afirmou ao InfoMoney com exclusividade que irá oferecer a possibilidade dos clientes operarem criptos usando robôs e algoritmos próprios por meio de uma integração com a MetaTrader 5, uma das maiores plataformas de negociação do mundo.

Hoje a XP já tem integração com o sistema MetaTrader, com traders operando ações, câmbio, contratos futuros, entre diversos outros ativos, com a opção de negociar usando robôs.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a inclusão de criptomoedas nessa plataforma, a Xtage busca conquistar um público mais amplo, que já tem maior conhecimento de mercado financeiro e que muitas vezes usa o day trade para aproveitar a volatilidade. “A gente não só introduz a cripto para um público diferente, mas incluímos um nível de profissionalização, de sofisticação”, afirma Rabechini.

Segundo ele, enquanto um cliente regular do aplicativo costuma acessar por poucos minutos a plataforma, usando para verificar a carteira ou negociar rapidamente os ativos, quem usa um sistema como a MetaTrader fica horas na frente do computador negociando.

“O nível de concentração e foco que ele fica nessa plataforma é muito maior, por isso a gente entende que são públicos totalmente diferentes”, diz.

Continua depois da publicidade

A Xtage já informou que até o início de 2023 pretende incluir pelo menos mais 10 criptomoedas em seu portfólio e que tão logo cada uma for colocada no sistema ela também já estará disponível para negociação usando a MetaTrader.

Rabechini explica que a integração ainda não estará disponível logo no lançamento da Xtage ao público geral, mas que os testes internos já estão acontecendo e que será questão de semanas para que o uso da MetaTrader seja possível. “Não vai ser nos próximos 6 meses não, o lançamento está muito mais perto”, diz.

A Xtage já foi lançada para funcionários da XP e nos últimos dias também para alguns clientes selecionados. O sistema é integrado com o aplicativo da XP, que permite aos usuários investir no mesmo local em que já compram e vendem outros ativos. A negociação de criptomoedas será permitida apenas para clientes que tiverem o perfil de risco adequado segundo o sistema da corretora.

Continua depois da publicidade

Futuros projetos

A XP também já trabalha na expansão de produtos dentro do segmento cripto. Segundo Rabechini, a Xtage conta com diversos grupos de estudos de tokens não fungíveis (NFTs), tokenização, finanças descentralizadas (DeFi) e Web 3. Ainda não há, porém, definição sobre o que mais será lançado.

“O que estamos fazendo é tentando entender para onde a gente avança. As aplicações são praticamente infinitas, então para qual a gente vai agora? Precisamos estudar com muito cuidado, é um mercado em disrupção, pegando uma certa maturidade ainda, e precisamos entender”, afirma o executivo.

Ele explica que a empresa não quer pensar no curto prazo e, por isso, o próprio movimento de queda recente dos preços não tem muita importância. “Eu não vou lançar hoje e pensar na minha receita amanhã. É como vai ser daqui a 10 anos”, conta.

Publicidade

Segundo o executivo, a ideia é criar um sistema que permita que a companhia parta para qualquer caminho que o mercado cripto tomar.

“Nossa preocupação é em ter uma plataforma escalável, flexível e robusta em termos tecnológicos, pra gente conseguir acompanhar qualquer que seja a direção nos próximos 20 anos. Eu preciso estar preparado tecnologicamente para qualquer caminho”, conclui.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.