Exclusivo

Plataforma cripto da XP será lançada em agosto e irá permitir uso de robôs

Xtage fará integração com plataforma MetaTrader e irá operar inicialmente com Bitcoin e Ethereum

Por  Rodrigo Tolotti

A Xtage, plataforma da XP Inc. para negociação de criptomoedas, deve ser liberada para os clientes nas próximas semanas, em agosto, afirmou o diretor de produtos financeiros da XP, Lucas Rabechini. Em um primeiro momento será permitido negociar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Além disso, a companhia afirmou ao InfoMoney com exclusividade que irá oferecer a possibilidade dos clientes operarem criptos usando robôs e algoritmos próprios por meio de uma integração com a MetaTrader 5, uma das maiores plataformas de negociação do mundo.

Hoje a XP já tem integração com o sistema MetaTrader, com traders operando ações, câmbio, contratos futuros, entre diversos outros ativos, com a opção de negociar usando robôs.

Com a inclusão de criptomoedas nessa plataforma, a Xtage busca conquistar um público mais amplo, que já tem maior conhecimento de mercado financeiro e que muitas vezes usa o day trade para aproveitar a volatilidade. “A gente não só introduz a cripto para um público diferente, mas incluímos um nível de profissionalização, de sofisticação”, afirma Rabechini.

Segundo ele, enquanto um cliente regular do aplicativo costuma acessar por poucos minutos a plataforma, usando para verificar a carteira ou negociar rapidamente os ativos, quem usa um sistema como a MetaTrader fica horas na frente do computador negociando.

“O nível de concentração e foco que ele fica nessa plataforma é muito maior, por isso a gente entende que são públicos totalmente diferentes”, diz.

A Xtage já informou que até o início de 2023 pretende incluir pelo menos mais 10 criptomoedas em seu portfólio e que tão logo cada uma for colocada no sistema ela também já estará disponível para negociação usando a MetaTrader.

Rabechini explica que a integração ainda não estará disponível logo no lançamento da Xtage ao público geral, mas que os testes internos já estão acontecendo e que será questão de semanas para que o uso da MetaTrader seja possível. “Não vai ser nos próximos 6 meses não, o lançamento está muito mais perto”, diz.

A Xtage já foi lançada para funcionários da XP e nos últimos dias também para alguns clientes selecionados. O sistema é integrado com o aplicativo da XP, que permite aos usuários investir no mesmo local em que já compram e vendem outros ativos. A negociação de criptomoedas será permitida apenas para clientes que tiverem o perfil de risco adequado segundo o sistema da corretora.

Futuros projetos

A XP também já trabalha na expansão de produtos dentro do segmento cripto. Segundo Rabechini, a Xtage conta com diversos grupos de estudos de tokens não fungíveis (NFTs), tokenização, finanças descentralizadas (DeFi) e Web 3. Ainda não há, porém, definição sobre o que mais será lançado.

“O que estamos fazendo é tentando entender para onde a gente avança. As aplicações são praticamente infinitas, então para qual a gente vai agora? Precisamos estudar com muito cuidado, é um mercado em disrupção, pegando uma certa maturidade ainda, e precisamos entender”, afirma o executivo.

Ele explica que a empresa não quer pensar no curto prazo e, por isso, o próprio movimento de queda recente dos preços não tem muita importância. “Eu não vou lançar hoje e pensar na minha receita amanhã. É como vai ser daqui a 10 anos”, conta.

Segundo o executivo, a ideia é criar um sistema que permita que a companhia parta para qualquer caminho que o mercado cripto tomar.

“Nossa preocupação é em ter uma plataforma escalável, flexível e robusta em termos tecnológicos, pra gente conseguir acompanhar qualquer que seja a direção nos próximos 20 anos. Eu preciso estar preparado tecnologicamente para qualquer caminho”, conclui.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe