PL quer obrigar venda de carregadores universais de celulares

O autor da medida espera que, no médio prazo, não seja mais necessária a venda de carregadores para cada modelo

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Um único carregador para diferentes modelos de aparelhos de celular. Essa é a medida proposta pelo deputado Nechar (PP-SP) por meio de projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O Projeto de Lei 6.415/09 obriga a oferta comercial no País de carregadores universais de baterias de celular.

Adaptador
De acordo com Nechar, quase todos os integrantes de uma família têm celulares. “Como quase todas as pessoas de uma família possuem um telefone móvel e trocam de telefone com frequência, acumulam-se os carregadores sem uso”, afirmou o parlamentar, de acordo com a Agência Câmara.

Continua depois da publicidade

Por conta disso, ele acredita que, em vez de cada aparelho ter um carregador diferente, um carregador universal deve ser vendido com o aparelho celular, podendo ser utilizado em qualquer modelo de qualquer marca.

Para que outras pessoas possam utilizar o carregador universal, o deputado sugere que um adaptador universal seja vendido no lugar do carregador. Com o tempo, ele acredita que não será mais preciso vender carregadores.  Segundo Nechar ainda, a medida não encarecerá o celular.