PIB dos EUA do 3º trimestre sobe 2,1% em leitura preliminar, abaixo do esperado

Ainda que tenha vindo abaixo do esperado, a segunda leitura do PIB veio maior que a primeira, que apontava crescimento de 2%

Mitchel Diniz

Publicidade

SÃO PAULO – A segunda leitura preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre veio em alta de 2,1%, ante previsão de crescimento de 2,2% para o período. O dado divulgado nesta quarta-feira (24) saiu com uma série de outros indicadores que foram antecipados por conta do feriado de Ação de Graças amanhã (25).

Ainda que tenha vindo abaixo do esperado, a segunda leitura do PIB veio maior que a primeira, que apontava crescimento de 2%. A atualização reflete revisões em gastos pessoais com consumo e investimentos do setor privado, assim como aumento de gastos públicos e exportações.

Além do PIB, os investidores também assimilam o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos: houve redução de 71 mil na semana encerrada em 20 de novembro, a 199 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira, 24, pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Este é o menor nível do indicador desde 1969.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam 260 mil solicitações.

O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 268 mil a 270 mil.

O PCE, medida de inflação observada pelo Federal Reserve para a política monetária, avançou 5,3% no terceiro trimestre.

Continua depois da publicidade

Os pedidos de bens-duráveis, por sua vez, recuaram 0,5% em outubro na comparação com setembro. A expectativa era de um aumento de 0,2%.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados