PIB da China, arrecadação, IBC-Br de novembro e balanços nos EUA: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Mitchel Diniz

(Shutterstock)

Publicidade

Depois de uma semana em que o Ibovespa acumulou alta de 4,09%, descolado dos mercados internacionais, os investidores se preparam para repercutir uma agenda de poucos indicadores, porém relevantes. Um dos dados mais aguardados vai ser divulgado já na noite deste domingo: o Produto Interno Bruto (PIB) da China no quatro trimestre e no ano de 2021.

A previsão do Banco Mundial é que a economia chinesa tenha crescido 8% no ano passado, mas alguns bancos preveem um crescimento menor. Vale lembrar que o país foi impactado por uma quebra na cadeia de suprimentos que paralisou indústrias e comprometeu até mesmo o fornecimento de energia em algumas localidades ao longo de 2021. Para o quarto trimestre, espera-se que o PIB chinês avance 1,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e 3,6% na comparação anual.

Ainda que seja um dado de retrovisor, o resultado pode trazer impactos para as Bolsas e preços de matérias-primas, sobretudo o minério de ferro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aqui no Brasil, o destaque é o IBC-Br do último mês de novembro. Popularmente conhecido como prévia do PIB, o dado do Banco Central vai ser divulgado na segunda-feira (17) e deve refletir os indicadores econômicos divulgados na semana passada: produção industrial, serviços e varejo, referentes ao período. O Bradesco calcula que o IBC-Br deverá apresentar variação positiva de 0,7% em novembro na comparação com outubro. Esta também é a aposta do Itaú.

Também na segunda, a Fundação Getúlio Vargas divulga o IGP-10, dado de inflação deste mês de janeiro. O Itaú prevê alta mensal de 1,55%. “Esperamos uma aceleração nos preços industriais no atacado, principalmente devido aos maiores preços de minério de ferro, soja e milho”, escreveram os analistas do banco.

“Ainda na próxima semana, os dados de inflação na Europa ajudarão a compor a leitura a respeito da inflação global”, destaca relatório do Bradesco.

Continua depois da publicidade

Aqui no Brasil, o governo deve divulgar a arrecadação federal referente à dezembro na próxima quinta-feira (20). O cenário político e fiscal no Brasil pode se complicar nesta semana, com uma paralisação dos servidores federais anunciada para terça-feira (18). Os funcionários brigam por reajustes salariais. Além disso, o Itaú também destaque o risco da variante Ômicron.

“Até agora, a taxa de hospitalização tem sido modesta, mas será fundamental monitorar se essa tendência continuará nos próximos dias. É importante notar que, uma vez resolvidos os problemas técnicos, a regularização de dados anteriores pode levar a um número artificialmente alto de novos casos (e até mortes) relatados por algum tempo, o que significa que levará pelo menos alguns dias até que tenhamos uma melhor aferição da situação”, diz a equipe de análise do banco.

Nos Estados Unidos, ganha fôlego a agenda de balanços corporativos do quarto trimestre. Destaque para os resultados de Goldman Sachs (no dia 18), Bank of America (19), American Airlines e Netflix (ambas na quinta, dia 20).

Leia mais: O que esperar dos resultados do 4º trimestre nos EUA?

Na agenda corporativa do Brasil, a BRF (BRFS3) faz Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na segunda-feira (17) para propor um aumento de capital por meio de oferta primária de até 325 milhões de novas ações. A operação representaria uma captação de R$ 7,8 bilhões, aproximadamente.

Na quarta-feira, uma sessão no Tribunal de Contas da União (TCU) poderá retomar a discussão sobre o processo de capitalização da Eletrobras (ELET3;ELET6), depois de pedido de vistas feito em dezembro.

(com Bloomberg)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui!

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados