PetroRio (PRIO3) prevê maior geração de caixa com novo campo e valorização do petróleo

Albacora Oeste continua em negociação com a Petrobras e a empresa “espera uma conclusão num futuro próximo”.

Augusto Diniz

Publicidade

A desvinculação dos campos de Albacora Leste de Albacora (também chamado de Albacora Oeste) permitiu à PetroRio (PRIO3) anunciar a conclusão da aquisição de 90% do campo de Albacora Leste da Petrobras (PETR3;PETR4) – os demais 10% permanecem com o consórcio sino-espanhol Repsol Sinopec.

Ao InfoMoney, Bruno Menezes, gerente de novos negócios e M&A da PetroRio, disse que a companhia opera com custo baixo e com o “nível de petróleo do jeito que está, a geração de caixa será muito robusta” com o novo campo.

Albacora Leste e Albacora Oeste se localizam em águas profundas na Bacia de Campos. A PetroRio havia sido escolhida em novembro pela Petrobras para participar de negociações exclusivas de ambos campos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas, em Albacora Oeste, descobriu-se que o reservatório era maior do que foi calculado inicialmente e ele está em reavaliação de tamanho. Esse processo é chamado na indústria petrolífera de Teste de Longa Duração (TLD) para avaliação da descoberta.

“Assim, foi feita a desvinculação dos processos”, conta Menezes. A desvinculação foi feita esse ano, segundo executivo. “Como não havia discussão de tamanho de reservatório e preço, avançou-se com Albacora Leste”.

Leia também:

Continua depois da publicidade

PetroRio (PRIO3) segue negociação sobre Albacora Oeste

De acordo com gerente de negócio, Albacora Oeste continua em negociação com a Petrobras e a empresa “espera uma conclusão num futuro próximo”.

Menezes explicou que quando foi feito a oferta original, havia dados somente de 12 meses sobre o reservatório de Albacora Oeste, que é um campo maior do que o Albacora Leste.

“Continuamos avançando em paralelo para chegar a uma precificação que tenha um retorno atrativo para a PetroRio e justifique os desejos internos da Petrobras sobre o campo”, disse ele sobre Albacora Oeste.

Triplicar produção

O objetivo da empresa com Albacora Oeste é triplicar do tamanho que tinha antes de adquirir Albacora Leste. O pagamento da aquisição junto a Petrobras do campo é de US$ 2,2 bilhões e a empresa usará capital próprio.

Bruno Menezes explicou que boa parte do recurso virá da oferta de ações feita em fevereiro do ano passado pela empresa e a emissão de bonds no exterior em junho.

Em Albacora Oeste, a empresa espera repetir os planos do ano passado e acessar mercado de capital para fazer o pagamento da aquisição. “Mas vai depender das negociações evoluírem de Albacora Oeste”, adiantou o executivo.

Albocaro Leste é um campo já operacional desde 2006 e com a aquisição pela PetroRio, será feito o redesenvolvimento do campo. Já Albacora Oeste produz atualmente 25 mil barris/dia, mas o reservatório ainda está em desenvolvimento pela Petrobras.

“A aquisição mostra a nossa capacidade execução de novos negócios”, afirmou Bruno Menezes. O novo empreendimento fará com que a maior empresa independente de óleo e gás do país dobre de tamanho em produção de petróleo, passando dos atuais 34 mil barris/dia para 61 mil barris/dia.

O negócio também contempla a possibilidade de pagamentos adicionais de até US$ 250 milhões, a depender da média anual da cotação do barril de petróleo tipo Brent nos anos de 2023 e 2024.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.)