Para relator da MP da Eletrobras, texto não é perfeito e pode ser aperfeiçoado

Nascimento disse que suas sugestões têm a intenção de reduzir a tarifa de energia

Estadão Conteúdo

Publicidade

O relator da Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), disse que seu parecer não é perfeito e poderá receber aperfeiçoamentos na votação na Câmara e no Senado.

“Não temos a soberba de entender que nosso texto seja perfeito. Claro que pode passar por aperfeiçoamentos amanhã, durante a votação, com emendas de plenário, e tenho certeza de que o Senado haverá de aprimorar, para depois a Câmara ratificar o que for melhorado no Senado”, afirmou.

Nascimento defendeu o trecho de seu relatório que determina a contratação obrigatória de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Segundo ele, isso será realizado por meio de leilões, e há 12 mil megawatts (MW) de PCHs autorizados para disputar as licitações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É uma reivindicação dos governadores do Centro-Oeste, que não tinham recebido nenhum tipo de benefício”, afirmou, ressaltando que o pedido teve apoio também das bancadas do Tocantins e Paraná. “O atendimento a essas demandas regionais facilita a tramitação na Casa”, disse.

Sobre o programa para realocar a população que vive em moradias irregulares abaixo de linhas de transmissão em até três anos, o deputado afirmou que o pedido veio de alguns prefeitos, inclusive o de Salvador.

A medida valerá para todas as regiões metropolitanas das capitais e deverá ser paga com recursos aportados no Programa Casa Verde e Amarela. Não há estimativa do custo, mas o deputado afirmou que é “pouca coisa” e “muito pouca gente”.

Continua depois da publicidade

Segundo o deputado, essa alteração visa a garantir que a Eletrobras não tenha que arcar com esse custo. “Tem muitas invasões que trazem absolutamente risco para as pessoas”, afirmou. “A intenção é realocar essas pessoas, dando prioridade a elas para que sejam incorporadas no programa Casa Verde e Amarela”, acrescentou.

Nascimento disse que suas sugestões têm a intenção de reduzir a tarifa de energia, um pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o direcionamento dos recursos da outorga apenas para consumidores atendidos pelas distribuidoras vai corrigir uma “injustiça histórica”, já que os consumidores livres têm acesso a uma energia mais barata.

Stock Pickers lança curso online e gratuito que ensina a identificar ativos com ótimo potencial de valorização. Inscreva-se.