Para entrada de novas empresas, ações de Pão de Açúcar deixam IbrX-50

Forte queda de 2012 faz Eletropaulo sair de índice de empresas de grande valor para entrar em benchmark de small caps

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Pão de Açúcar (PCAR4) sairão do IbrX-50, um dos mais importantes benchmarks da bolsa brasileira, na segunda-feira (3). Os papéis da empresa, um dos principais grupos varejistas do Brasil, são acompanhados pelos ativos da Gerdau Metalúrgica (GOAU4), que saem do índice para a entrada de Cetip (CTIP3) e Suzano (SUZB5) – papéis que também são novidades no Ibovespa.

Os papéis da Suzano também substituíram os do Pão de Açúcar no ICO2, que representa empresas eficientes em relação à emissão de poluentes.  Houveram diversas mudanças nos índices da bolsa brasileira. Os papéis ordinários da Ambev (AMBV3) se juntam aos preferenciais – de maior liquidez – no índice IbrX-100, que contou a saída dos papéis da Iguatemi (IGTA3).

Já o índice MLCX, de middle e large caps, contou com  a inclusão de M.Dias Branco (MDIA3) e Raia Drogasil (RADL3) – ao passo que Banrisul (BRSR6), CCX Carvão (CCXC3), Eletropaulo (ELPL4) e Energias do Brasil (ENER3) saíram.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essas empresas entraram no índice SMLL, de small caps, juntamente com Grendene (GRND3), Mahle Metal Leve (LEVE3), e as duas ações da Pet Manguinhos (RPMG3; RPMG4). Saíram desse índice os papéis de Autometal (AUTM3), Ferbasa (FESA4), General Shopping (GSHP3), Inepar (INEP4), Viver (VIVR3) e Saraiva (SLED4). Raia Drogasil e M.Dias Branco também faziam parte deste índice. 

Outros índices
O IDIV, que lista empresas boas pagadoras de dividendos, ganhou as ações ordinárias da Eletrobras (ELET3), Grendene e Mahle Metal Leve, enquanto CCR (CCRO3), Santos Brasil (STBP11), Tegma (TGMA3) e Ultrapar (UGPA3). Grendene também novidade no ICON, de empresas de consumo, com a saída de Gradiente (IGBR3), São Martinho (SMTO3), Saraiva, e no IGCT (Índice de Governaça Trade), juntamente com a Mahle Metal Leve.

Deste último, saem Autometal (AUTM3), Ferbasa, General Shopping, Inepar, Saraiva e São Martinho (SMTO3). O IGC (Índice de Governança Corporativa) ganhou a Redentor (RDTR3). O IMAT, de empresas produtoras de Materiais Básicos, perdeu Ferbasa e GPC Participações (GPCP3). Do IMOB, de imobiliárias, não conta mais com a General Shopping. 

Continua depois da publicidade

O ITAG, de empresas com tag along diferenciado – ou seja, que caso sejam compradas, o minoritário recebe apenas parte do valor por ação que o majoritário receberá -, ganhou Elekeiroz (ELEK4) e Redentor, enquanto perdeu Nadir Figueiredo (NAFG4). Já o IVBX2, formulado em conjunto com o jornal Valor Econômico, teve a entrada de Even (EVEN3) para a saída de Souza Cruz (CRUZ3).