Os reguladores finalmente vão compreender o mercado cripto em 2023?

Os problemas do setor cripto em 2022 podem forçar as mãos dos reguladores neste ano

CoinDesk

Publicidade

*Por Christopher Robbins

O ano de 2023 começou muito bem para o mercado cripto. A instabilidade em vários projetos do setor parece ter se resolvido, pelo menos temporariamente, e já se passaram algumas semanas desde as últimas manchetes desastrosas.

Para completar, os preços dos ativos digitais estão em alta, os mineradores estão supostamente prontos para reiniciar suas plataformas e os especuladores de varejo estão mais uma vez de olho nos mercados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos regulatórios

Apesar da recente flutuabilidade e entusiasmo do mercado de criptomoedas, não devemos esquecer tão rapidamente os desafios de 2022.

Muitas das dificuldades estruturais do setor permanecem, de acordo com ZK Zheng, CEO da ZX Squared, um fundo de hedge cripto.

“2023 continua a ser um desafio para os investidores, especialmente durante a primeira metade do ano, quando o (Federal Reserve, Fed, o Banco Central dos EUA) ainda está hawkish (preocupado com inflação), elevando as taxas de juros para controlar a inflação”, disse Zheng.

Continua depois da publicidade

“O atual ciclo do mercado de criptomoedas pode terminar quando o Fed parar de aumentar as taxas de juros (espero que na segunda metade do ano) e qualquer alavancagem remanescente no mercado de criptomoedas seja eliminada. Isso inclui empréstimos de dívida relacionados a alguns dos principais participantes do setor (empresas de investimento, ativos em dificuldades, empresas de mineração etc).”

Vários dos desenvolvimentos notáveis ​​do ano passado ajudarão a definir o curso para este ano – não apenas as falhas da exchange FTX e do fundo hedge cripto Three Arrows Capital (3AC), mas também o trabalho em andamento para criar uma estrutura regulatória para ativos digitais no setor financeiro realizado por agências governamentais.

Com algumas das quedas mais espetaculares no espaço de ativos digitais em 2022, combinadas com os crescentes vínculos entre as criptomoedas e o sistema financeiro tradicional, 2023 é um ano em que os reguladores precisarão desempenhar um papel mais central, de acordo com Zheng.

“Uma estrutura regulatória cripto precisa ser estabelecida e esclarecida para um novo mercado cripto bullish que está por vir”, disse ele. “É absolutamente imperativo ter auditorias regulatórias e transparentes para garantir que as stablecoins sejam totalmente garantidas e as exchanges centralizadas sejam bem capitalizadas para evitar a repetição das falhas, como as do (ecossistema) Terra e da FTX. Isso também pode incluir uma medida sobre como lidar com os riscos de crédito da contraparte que estavam no centro dos efeitos dominó durante este inverno cripto.”

Davos

Nigel Green, CEO de uma das maiores empresas de gestão de fortunas do mundo, a deVere Group, adotou um tom semelhante.

Nesta semana, no Fórum Econômico Global (WEF, na sigla em inglês), em Davos, na Suíça, ele pediu aos líderes mundiais e influenciadores que abordassem a questão das regulamentações do setor cripto.

“O tempo para banalidades sem fim sobre um maior escrutínio regulatório acabou. A ação é necessária ”, disse ele em um comunicado. “Se os participantes do WEF não avançarem na agenda de regulamentação de criptomoedas como resultado da cúpula de 2023, eles terão falhado espetacularmente.”

Green ofereceu três razões pelas quais os líderes mundiais precisam levar a sério a regulamentação cripto:

  1. O crescente papel dos criptoativos no sistema financeiro
  2. A necessidade de maior escrutínio para proteger os investidores após colapsos como os do Three Arrows Capital e da FTX
  3. A importância de impulsionar as economias dos países emergentes

Qualquer estrutura regulatória deve equilibrar a proteção dos investidores e do sistema financeiro com a natureza descentralizada dos ativos digitais e a necessidade de liberdade para inovar, de acordo com Green.

Ele também comentou rence sobre a recuperação dos preços dos ativos digitais, observando que o recente inverno cripto parece estar derretendo.

“Claro, o mercado cripto não seguirá em linha reta – nenhum mercado o faz – mas esperamos que os ursos entrem em hibernação e os touros estejam prontos para correr”, disse ele em comentários feitos no fim de semana.

Zheng falou que a clareza regulatória é necessária para um retorno de longo prazo ao otimismo do investidor.

“Os ciclos do mercado cripto vêm e vão. Desta vez não é diferente dos três ciclos de mercado de baixa extrema anteriores durante a curta história de 14 anos do Bitcoin (BTC). O mercado de criptomoedas é movido pelo medo e pela ganância, assim como qualquer outro mercado financeiro”, dises ele.

“A tese de longo prazo do Bitcoin ainda está intacta. A confiança do investidor cripto retornará especialmente quando o mercado se tornar mais adequadamente regulamentado para investidores institucionais”, completou.

*Christopher Robbins é jornalista.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil