Orçamento: aproveite as promoções e compre peixes até 20% mais baratos

Até o fim da semana, redes de supermercados, como o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, terão preços menores

•

Publicidade

SÃO PAULO – Quem adora peixe, mas reclama que os preços são altos, ainda pode aproveitar para comprar o produto pagando menos. Até o fim desta semana, alguns supermercados (como os do Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) estarão oferecendo descontos de até 20%.

As promoções se devem à 4ª Edição da Semana do Peixe, ocorrida de 17 a 21 de setembro, que visa incentivar o consumo regular de pescado pelos brasileiros.

Atualmente, o consumo de peixe no Brasil (6,8 quilos anuais por pessoa) ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 12 quilos anuais por pessoa. A média mundial gira em torno de 16 quilos por pessoa ao ano.

Preço ainda é limitador do consumo

Segundo o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o preço do pescado ainda é um limitador para um consumo maior e regular, porque a média de preço do pescado fica acima do preço das carnes bovina e de frango.

De acordo com a presidente da Associação das Donas-de-Casa de Goiás, Maria das Graças Santos, enquanto o quilo do frango custa em média R$ 5, o do peixe pode chegar a R$ 16, sendo que o preço é o mesmo, tanto em feiras como em mercados.

Para a presidente da Associação das Donas-de-Casa e Consumidores de Minas Gerais, Lúcia Pacifico, “não adianta o governo fazer campanha para incentivar o consumo de peixe, se o brasileiro não tem condições de consumir”.