(ANSA) – O oligarca ucraniano Viktor Medvedchuk teria fugido da prisão domiciliar neste domingo (27) durante os ataques russos à Ucrânia, informa o jornal “Kyiv Independent” nesta segunda-feira (28) com base em uma declaração de um conselheiro do Ministério do Interior.
O empresário e político foi preso por “alta traição” no ano passado por ter apoiado as tropas separatistas que atuam na região de Donbass. Medvedchuk é líder do partido Plataforma de Oposição e é um dos principais aliados do presidente russo, Vladimir Putin, no país.
Segundo a mídia ucraniana, ele representa “os interesses” do mandatário russo na política nacional e é apontado como um dos principais candidatos a ser um “presidente fantoche” caso o plano da Rússia de derrubar o atual mandatário, Volodymyr Zelensky, funcione.
Medvedchuk é tão aliado dos russos que Putin é padrinho de nascimento de uma de suas filhas e tem negócios intensos com empresas petrolíferas e emissoras de televisão do país vizinho.
Leia também:
- Entenda o que é o Swift e como seu bloqueio pode impactar a economia russa
- Os riscos e impactos da guerra para a economia do Brasil
Já Zelensky é um presidente pró-Ocidente. No entanto, a advogado do oligarca afirma que ele não fugiu e que “apenas foi para um lugar seguro em Kiev” por conta dos bombardeios russos.
Para o governo ucraniano, no entanto, ele teria fugido do país via Belarus, nação aliada ao presidente Putin. (ANSA).
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.