“Novela” do distrato está perto de chegar ao fim e ações de construtoras comemoram na Bolsa

Os senadores voltarão a se reunir nesta quarta-feira para analisar as emendas apresentadas ao projeto e concluir a votação

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O Senado aprovou na terça-feira (20) o texto-base do projeto que define regras para a desistência da compra de imóveis na planta, o chamado distrato imobiliário. Os senadores voltarão a se reunir nesta quarta (21) para analisar as emendas apresentadas ao projeto e concluir a votação.

Analistas do BTG Pactual avaliam a notícia como positiva para as incorporadoras de média e alta renda. A proposta deverá ainda voltar para análise da Câmara. Polêmico, o projeto chegou a ser rejeitado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em julho, mas um recurso foi apresentado para que houvesse nova apreciação.

O projeto deve ajudar muitos as incorporadoras por dois motivos apontados pelos analistas. O primeiro deles é que as companhias poderão reter até 50% do valor pago pelo imóvel. Atualmente, as empresas ficam com praticamente nada. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O segundo ponto positivo é que as empresas poderão cortar boa parte das despesas administrativas que hoje são gastas em judicialização do processo de distratos, como os honorários de advogados, entre outros.

“A Even é uma das empresas mais beneficiadas pela regra do distrato e nossa preferência em média/alta-renda hoje, pelo valuation atrativo (0,65 vez o P/BV, que representa a relação entre preço e valor patrimonial por ação) e resultados mostrando melhora consistente (geração caixa forte e voltando a crescer em lançamentos)”, afirmam os analistas do BTG.  

Quer aproveitar a boa notícia para ações de construtoras? Abra uma conta na XP e invista. 

Continua depois da publicidade

As ações do setor já mostram otimismo com a possibilidade de aprovação do projeto cada vez mais próxima. As ações da Even (EVEN3) saltam mais de 7%. Os papéis de Cyrela (CYRE3), Gafisa (GFSA3) e Direcional (DIRR3) também vão na contramão do pessimismo do Ibovespa e sobem neste pregão. 

Regras

O texto aprovado pelo Senado prevê multas de até 50% sobre o valor pago pelo consumidor em caso de rescisão do negócio, percentual considerado alto por representantes de interesses dos consumidores, uma vez que, atualmente, a jurisprudência dos tribunais determina uma retenção em torno de 10% a 25%.

Entre os parlamentares que apoiam a proposta, existe a visão de que o distrato pode contribuir para destravar o mercado imobiliário, em crise nos últimos anos e, assim, melhorar o ambiente econômico do País.

(Com Agência Estado)