Em mercados

Como comprar ações da Usiminas (USIM5, USIM6). Passo a passo

Com vendas de 4 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos por ano, a empresa é uma das maiores do setor no Brasil. Saiba como comprar ações da Usiminas 

Usiminas
(Shutterstock)

Criada como uma estatal federal em 1962 e primeira a ser privatizada no programa de 1991, a Usiminas é uma das maiores siderúrgicas do Brasil. Todos os anos, vende cerca de 4 milhões de toneladas de produtos. Especializada em aços planos, a empresa tem uma forte atuação na indústria automotiva. Conheça aqui como comprar ações da Usiminas.

O que saber antes de comprar

Por atuar em um mercado competitivo globalmente, alguns aspectos podem influenciar diretamente as cotações das ações da Usiminas. Tanto é assim que nos últimos anos o valor da companhia variou conforme o padrão abaixo:  

Confira três dos principais elementos que podem causar impacto no desempenho das ações da Usiminas:

Desempenho da economia

A maior parte da produção da Usiminas - cerca de 85% - é vendida internamente, no Brasil. Por isso, o andamento da economia do país é um elemento muito importante para os resultados da empresa. Se o mercado local enfraquece, o impacto sobre o desempenho financeiro da Usiminas é imediato - e sobre suas ações, também.

Períodos de crise e recessão no Brasil, portanto, costumam ser muito difíceis para os papéis da Usiminas. Em 2015, por exemplo, as ações ordinárias da Usiminas registraram perda de quase 70%, em meio à grave crise econômica enfrentada pelo país.

Guerra comercial

Embora as exportações representem a menor fatia da receita da Usiminas - cerca de 15% - o ânimo do mercado externo também pode afetar as ações da companhia. Em especial, a imposição de novas regras, tarifas e barreiras para importação de aço por alguns países tende a pesar.

Os Estados Unidos, por exemplo, fizeram um movimento nesse sentido em 2018. Como uma parcela pequena das vendas externas da Usiminas são direcionadas ao país (menos de 5%), o impacto direto foi minimizado. Em períodos anteriores a 2016, no entanto, quando as compras dos americanos eram mais representativas, os efeitos foram maiores.

Atualmente, Argentina e Alemanha recebem a fatia mais relevante das exportações da companhia. Mudanças na política comercial desses países podem afetar a companhia.

Preços internacionais

Os preços do minério de ferro e do aço no mercado internacional são uma das referências para os valores praticados pelas siderúrgicas brasileiras, como a Usiminas. Com o mercado globalizado, empresas estrangeiras podem ser tanto suas fornecedoras quanto concorrentes.

Quando os preços sobem, são reajustados localmente e as margens financeiras têm espaço para expandir. Quando recuam, o contrário acontece.

Passo a passo para comprar ações da Usiminas

 

1. Escolha uma classe de ações

A Usiminas têm três tipos diferentes de ações listadas na B3. As ações ordinárias - negociadas sob o código USIM3 - dá direito a voto nas assembleias de acionistas. A empresa possui ainda dois tipos diferentes de ações preferenciais, que não asseguram direito a voto, mas sim prioridade na distribuição dos dividendos.

De 2010 para cá, a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio pela Usiminas foi a seguinte: 

Ano Mês Valor por ação preferencial (R$)
2019 Maio 0,15
2018 Maio 0,05
2015 Junho 0,03
2012 Abril 0,09
2011 Abril 0,34
2010 Outubro 0,24

Fonte: Usiminas RI

Tanto as ações preferenciais classe A (USIM5) quanto as preferenciais classe B (USIM6) garantem aos acionistas 10% a mais de dividendos em relação aos papéis ordinários. A diferença entre elas é que os donos de USIM6 também têm prioridade no reembolso do capital, na eventualidade de a empresa ser liquidada. Acionistas que tenham USIM5 só adquirem esse diferencial depois que forem atendidos os acionistas com USIM6 na carteira.

Entre as três classes de ações da Usiminas, as USIM5 são as mais negociadas na bolsa brasileira. Tanto é que elas estão incluídas na carteira do Ibovespa, principal índice de ações do país.

2. Estude as perspectivas

Procure ler relatórios de análise sobre a Usiminas elaborados por corretoras e casas de análise. Esses materiais costumam ser bem completos e permitem aos investidores estudar a empresa e as perspectivas de performance para usas ações.

Normalmente esse tipo de material começa traçando um perfil da companhia. Depois, os analistas avaliam os seus resultados financeiros e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar ou de vender as ações. Uma terceira possibilidade é os analistas indicarem “manter”. Para quem não tem as ações na carteira, esse é um sinal para evitar comprá-las naquele momento.

No primeiro semestre de 2019, cerca de 60% dos analistas que acompanham a Usiminas sugeriam comprar as ações.

3. Abra conta em uma corretora

Para comprar ações, é necessário estar cadastrado em uma corretora. São as corretoras que realizam as ordens de compra e de venda dos investidores no pregão.

Para fazer escolher uma delas, um dos fatores importantes é verificar o valor das taxas de corretagem. Trata-se de uma espécie de comissão cobrada cada vez que você compra ou vende uma ação. Pode ser um valor fixo, em reais, ou um percentual sobre o valor da operação. Corretoras como a Clear não fazem essa cobrança.

É necessário ter dinheiro na conta para que a corretora execute a sua ordem de compra de ações da Usiminas. Você pode fazer uma transferência (TED ou DOC) do seu banco para a instituição.

Depois, basta acessar o home broker - sistema de negociação online - ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar seu pedido. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço.

Invista com o melhor home broker do país. Clique aqui e abra a sua conta na Clear

 

Contato