Em mercados

Por 391 votos a 242, Parlamento do Reino Unido rejeita acordo do Brexit e impõe nova derrota a May

Com este resultado, é esperada uma nova votação nesta quarta-feira, desta vez para definir se os parlamentares aceitam um "Brexit sem acordo"

Brexit
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Por 361 votos contra e 242 a favor, os parlamentares britânicos rejeitaram o acordo do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), impondo uma nova derrota à primeira-ministra Theresa May.

Logo após proclamado o resultado, a premiê fez um pronunciamento e afirmou que não haverá orientação na votação que ocorrerá amanhã, em que os deputados decidirão sobre a possibilidade de um "Brexit sem acordo".

May afirmou que lutou pela proposta e que está consciente da necessidade de honrar o referendo. Mas ela também sabe como é importante conseguir um acordo. A primeira-ministra afirmou ainda que, se os deputados decidirem uma saída sem acordo, isso se tornará uma política de governo.

Em seguida, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, disse que o Parlamento deve se unir em torno de uma proposta que pode ser negociada. Esse plano foi apresentado pelos trabalhistas, diz ele, reforçando que eles irão colocar seu plano em prática novamente. "May atropelou o relógio. Talvez devêssemos ter uma eleição geral", disse.

Durante a madrugada, May conseguiu negociar autoridades da União Europeia algumas garantias juridicamente vinculativas sobre a parte mais problemática do acordo, o backstop irlandês. Isso fez com que muitos deputados mudassem de voto em relação à votação de janeiro, mas não foi suficiente para uma vitória do governo.

Com este resultado, é esperada uma nova votação nesta quarta-feira, desta vez para definir se os parlamentares aceitam um "Brexit sem acordo".

Caso esta proposta também seja derrotada, na quinta eles irão decidir se pedem uma extensão do Artigo 50, que define as regras do Brexit, incluindo a data de 29 de março para a saída definitiva dos britânicos da União Europeia (entenda os detalhes clicando aqui).

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

 

Contato