EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em mercados

Gigantes petrolíferas anunciam criação de sistema contra vazamentos de óleo

Sistema anunciado por Chevron, ExxonMobil, Shell e ConocoPhillips foi desenhado para evitar novos problemas no Golfo do México

SÃO PAULO - Enquanto a BP ainda enfrenta os desdobramentos da explosão que ocasionou o vazamento de óleo no Golfo do México, as petrolíferas Chevron, ConocoPhillips, ExxonMobil e Shell anunciaram nesta quarta-feira (21) um plano para construir um sistema de resposta para capturar e conter o óleo em caso de um possível desastre semelhante em perfurações em águas profundas no Golfo. 

De acordo com o comunicado oficial, o novo sistema será flexível e poderá ser utilizado em diversos equipamentos, fluxos e condições meteorológicas. O sistema será desenvolvido para utilização em profundidades de até 10 mil pés e terá capacidade inicial para absorver vazamentos equivalentes a 100 mil barris por dia, com potencial para expansão. 

Segundo as empresas, os trabalhos estão sendo acelerados para melhorar a segurança e evitar novos desastres ambientais na região. 

US$ 1 bilhão
O fundo criado para financiar os custos iniciais tem US$ 1 bilhão, e está sendo desenvolvido por um time de engenheiros navais e civis das quatro empresas envolvidas no projeto.

Além disso, o comunicado ainda informa que uma organização sem fins lucrativos - a Marine Well Containment - será criada para a operação e manutenção do sistema, e que outras companhias serão encorajadas a participar da organização. 

Contato