Near Protocol forma “coletivo digital” para criar governança mais transparente em DeFi

Em entrevista ao CoinDesk, cofundadora do protocolo evitou chamar a iniciativa de Organização Autônoma Descentralizada (DAO)

CoinDesk

Publicidade

A NEAR Protocol (NEAR), uma rede blockchain de código aberto na qual os desenvolvedores podem criar aplicativos descentralizados (dapps), está formando um grupo de trabalho para definir padrões de autogovernança.

A iniciativa, chamada Near Digital Collective (NDC), visa descentralizar ainda mais a tomada de decisões do ecossistema, movendo-o para sua blockchain nativa, de acordo com um anúncio feito nesta segunda-feira (12).

Segundo comunicado enviado ao CoinDesk, a mudança tornará a comunidade NEAR mais transparente e justa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Iniciativas de autogovernança no espaço de finanças descentralizadas (DeFi), onde desenvolvedores de todo o mundo estão construindo aplicativos financeiros que eliminam intermediários tradicionais, estão ganhando força.

Normalmente, essas iniciativas são realizadas por organizações autônomas descentralizadas (DAOs), que são organizações ou empresas baseadas em blockchain onde os membros que possuem um token digital nativo podem votar nas principais decisões de negócios e gerenciamento.

Embora a NDC mova a tomada de decisões na cadeia e os tokens NEAR tenham sido reservados para funcionar como o token de governança para o coletivo, a cofundadora do protocolo, Illia Polosukhin, evitou chamá-lo de DAO durante uma entrevista com o CoinDesk.

Continua depois da publicidade

Leia mais:
Por que protocolos DeFi estão limitando empréstimo de Ethereum antes do “Merge”

“De forma geral, estou pensando em termos de blockchain, então é mais um protocolo de como as pessoas interagem e tomam decisões. Nós então codificamos parte disso em contratos inteligentes, parte dela será codificada na constituição e outra parte será codificada nos processos construídos em torno dela”, disse Polosukhin, referindo-se aos programas de computador que executam transações automaticamente quando são atendidas condições predefinidas.

Quanto à constituição do NEAR, Polosukhin explicou que a NDC trabalhará para criar e ratificar um conjunto de valores compartilhados e direitos básicos para todos os membros da comunidade.

Continua depois da publicidade

O coletivo também planeja estabelecer estruturas e planos de governança, uma estrutura legal complementar para mitigação de riscos, bem como publicar diretrizes de engajamento para coibir o mau comportamento de membros da comunidade que possam prejudicar a rede.

“É muito fácil para esses tipos de comunidades se tornarem um tanto tóxicas. E, por isso, há todo um fluxo de trabalho [de forma a] permitir um comportamento positivo e construtivo”, disse Polosukhin.

Embora o grupo de constituição da iniciativa NDC tenha 40 membros até agora, o NEAR também quer atrair interessados de diversas áreas, como ciência política e direito, para se juntarem ao coletivo, disse Polosukhin.

Publicidade

Atualmente, o protocolo NEAR tem cerca de 550 mil membros da comunidade, dos quais 4 mil são desenvolvedores, de acordo com seu site. Entidades como a startup Pagoda, da Web 3.0, e a plataforma Sweat Economy, por exemplo, são construídas no NEAR.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil