Publicidade
SÃO PAULO – Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), na melhor das hipóteses, o freio ABS custa 5% do valor do carro. Os dados ainda mostram que, quando vendido com opcionais, o valor chega a R$ 15.190, o que equivale a 44% do preço de um Fiesta Hatch 1.6 flex, por exemplo.
Como parte da pesquisa, foi realizada simulação de manobras de emergência, durante sete dias com 338 motoristas. A principal constatação foi que a maioria das pessoas não sabe para que serve e como funciona o freio ABS, mas disse estar disposta a pagar até cerca de R$ 1.500 para contar com a opção.
Obrigatoriedade encareceria carros
Estão em análise na Câmara três Projetos de Lei que visam obrigar as montadoras a venderem carros com equipamentos de segurança, entre eles o freio ABS. Para o gerente-técnico do Cesvi, Sérgio Ricardo Fabiano, a medida pode pesar no bolso do consumidor.
Continua depois da publicidade
“A imposição pode fazer o carro encarecer muito, porque as montadoras podem alegar que precisam cumprir a lei e embutir um valor no preço do carro. O melhor caminho é o diálogo e a conscientização da população de que o ABS pode salvar muitas vidas”, afirmou, segundo a Agência AutoInforme.
Simulações
Das pessoas que participaram da simulação, 69,5% dirigem carros com freio convencional, 29% com ABS e 1,5% sequer sabe que tipo de freio possui o carro que dirige normalmente. Dentre os motoristas que usam o ABS, 75,8% disseram que o equipamento veio de série e 11,6% colocaram como opcional. Neste último caso, 90,9% o comprou com outros acessórios.
Dentre todas as pessoas que possuem o freio ABS, 73,7% afirmaram nunca terem passado por qualquer instrução de como usá-lo.