Morgan Stanley diz que aperto no mercado cripto chegou ao fim

O valor de mercado das stablecoins, um indicador de liquidez do setor, parou de cair, segundo o banco

CoinDesk

Publicidade

Os investidores institucionais pararam de resgatar stablecoins e o valor de mercado dessas moedas, um indicador de liquidez do setor cripto, parou de cair, disse o Morgan Stanley em um relatório divulgado na sexta-feira (19). Mesmo assim, escreveu o banco de investimentos, parece haver pouca demanda por posições a serem reconstruídas.

A semana passada foi a primeira vez desde abril que o valor de mercado das stablecoins, criptos pareadas a ativos como ouro ou moedas nacionais, não caiu mensalmente, segundo o documento. Embora ainda esteja 20% abaixo de seu pico, isso pode ser um sinal de que a “extrema desalavancagem institucional” parece ter parado por enquanto.

Com os bancos centrais continuando a apertar a política monetária, não há muita demanda por empréstimos para financiar investimentos em criptomoedas, disse o banco, observando que os empréstimos em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) caíram 70% este ano.

Continua depois da publicidade

Assista: Quais projetos cripto devem se beneficiar com atualização do Ethereum?

DeFi é um termo genérico usado para empréstimos, negociações e outras atividades financeiras realizadas em uma blockchain sem o uso de intermediários tradicionais.

O Morgan Stanley informou que será difícil para este ciclo cripto chegar ao fundo sem “aumento da alavancagem fiduciária ou aumento da alavancagem cripto”. A demanda por alavancagem na indústria de criptoativos permanece moderada e, à medida que o Ethereum (ETH) sobe, as chamadas de margem (quando o valor da garantia cai abaixo de um certo limite combinado previamente com o credor) para os tomadores de criptomoedas pararam, disse a nota.

Continua depois da publicidade

O banco citou que os resgates da stablecoin Tether (USDT) pararam e sua emissão cresceu na última semana, aumentando US$ 1,7 bilhão em 10 dias.

Por outro lado, o valor de mercado da USD Coin (USDC), a segunda maior stablecoin, caiu US$ 2,6 bilhões desde o início de julho. “A queda no valor de mercado da USDC começou antes da mudança regulatória e parece semelhante ao declínio observado no início do ano entre março e maio”, disse o banco.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil