Morgan Stanley diz que aperto no mercado cripto chegou ao fim

O valor de mercado das stablecoins, um indicador de liquidez do setor, parou de cair, segundo o banco

CoinDesk

Publicidade

Os investidores institucionais pararam de resgatar stablecoins e o valor de mercado dessas moedas, um indicador de liquidez do setor cripto, parou de cair, disse o Morgan Stanley em um relatório divulgado na sexta-feira (19). Mesmo assim, escreveu o banco de investimentos, parece haver pouca demanda por posições a serem reconstruídas.

A semana passada foi a primeira vez desde abril que o valor de mercado das stablecoins, criptos pareadas a ativos como ouro ou moedas nacionais, não caiu mensalmente, segundo o documento. Embora ainda esteja 20% abaixo de seu pico, isso pode ser um sinal de que a “extrema desalavancagem institucional” parece ter parado por enquanto.

Com os bancos centrais continuando a apertar a política monetária, não há muita demanda por empréstimos para financiar investimentos em criptomoedas, disse o banco, observando que os empréstimos em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) caíram 70% este ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assista: Quais projetos cripto devem se beneficiar com atualização do Ethereum?

DeFi é um termo genérico usado para empréstimos, negociações e outras atividades financeiras realizadas em uma blockchain sem o uso de intermediários tradicionais.

O Morgan Stanley informou que será difícil para este ciclo cripto chegar ao fundo sem “aumento da alavancagem fiduciária ou aumento da alavancagem cripto”. A demanda por alavancagem na indústria de criptoativos permanece moderada e, à medida que o Ethereum (ETH) sobe, as chamadas de margem (quando o valor da garantia cai abaixo de um certo limite combinado previamente com o credor) para os tomadores de criptomoedas pararam, disse a nota.

Continua depois da publicidade

O banco citou que os resgates da stablecoin Tether (USDT) pararam e sua emissão cresceu na última semana, aumentando US$ 1,7 bilhão em 10 dias.

Por outro lado, o valor de mercado da USD Coin (USDC), a segunda maior stablecoin, caiu US$ 2,6 bilhões desde o início de julho. “A queda no valor de mercado da USDC começou antes da mudança regulatória e parece semelhante ao declínio observado no início do ano entre março e maio”, disse o banco.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil