Monitores de LCD consomem mais energia do que informam fabricantes

Pro Teste avaliou telas de 17 polegadas e descobriu que o consumo médio real é superior ao indicado pelas fabricantes

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de comprar um aparelho eletroeletrônico, é fundamental avaliar quanto ele consome de energia para funcionar, afinal, aparelhos muito “gastões” prejudicam o bolso – já que a conta de luz vem mais cara no final do mês – e prejudicam o meio ambiente – uma vez que a energia também é produzida em termelétricas, que podem danificar o ecossistema do planeta.

Para ajudar o consumidor na hora de comprar um monitor de LCD para o computador, a Pro Teste avaliou algumas telas de 17 polegadas vendidas no Brasil e descobriu que o consumo médio real é superior ao indicado pelas fabricantes dos aparelhos.

Enquanto a média indicada pelas lojas é de 35 watts, a entidade constatou que o consumo médio dos oito equipamentos avaliados ultrapassou os 45 watts.

Continua depois da publicidade

Brasil x Europa

A Pro Teste comparou o consumo dos aparelhos Philips 170S7FS, AOC 712 Sa, LG L1753T, Samsung 732N Plus, Proview MA-782 KC, Benq FP71G, Bright 0019 e Waytec FW 1700S e constatou que o Waytec foi o pior, por apresentar o maior consumo de energia, chegando a 59 watts na configuração de fábrica, 30% a mais que a média das outras telas.

Além disso, na avaliação dos aparelhos em stand by, os monitores consumiram em média 3 watts, enquanto a maioria das especificações dos aparelhos afirma que eles consomem apenas 1 watt, quando não estão sendo usados.

Ainda de acordo com a entidade, testes feitos com monitores de 19 polegadas na Europa revelaram que lá esses equipamentos consomem em média 40 watts, mesmo tendo telas maiores; em stand by, eles consomem menos de 1 watt.

Com isso, nenhum dos aparelhos testados recebeu classificação superior a “aceitável” no quesito consumo de energia.

17 polegadas

Ainda segundo a Pro Teste, o tamanho do monitor é medido em polegadas e representa a área diagonal da tela. Os tamanhos mais comuns são 15,17 e 19 polegadas. Embora existam telas maiores, em geral, uma de 17 polegadas é mais do que suficiente para aplicações normais do dia-a-dia.

A entidade garante que uma tela maior só é interessante para quem gosta de jogos, trabalha com a parte gráfica ou deseja assistir a filmes no computador.