Publicidade
O dólar futuro caiu 0,71%, a 5,428,5 pontos, menor valor em mais de um ano, após o CPI dos EUA subir 0,2% em julho, reforçando expectativas de corte de juros pelo Fed já em setembro. O movimento enfraqueceu a moeda americana no exterior e favoreceu moedas emergentes, como o real, apoiado pelo alto diferencial de juros com o Brasil.
No mercado interno, o Ibovespa avançou, impulsionado por balanços e entrada de capital estrangeiro, enquanto tensões comerciais com os EUA ficaram em segundo plano. Para traders de dólar, a sessão foi de forte queda e volatilidade moderada.
Aprenda o Setup da Praia na Semana do Trader Sossegado 2.0
Viva do lucro de grandes empresas
Análise do gráfico de 15 minutos
Pela ótica do intraday curto, o minidólar encerrou em queda e reforçou o fluxo vendedor, negociando acima das médias móveis de 9 e 21 períodos. Para inverter a direção, será necessário ingresso consistente de volume comprador, superando a faixa de 5.430/5.449. Caso isso ocorra, o próximo alvo será a resistência em 5.462/5.474 e, mais adiante, 5.487,5/5.509.
No lado vendedor, a perda de 5.411,5/5.397 pode acelerar quedas em direção a 5.388/5.383 e, em seguida, 5.375/5.367 pontos.
No cenário mais amplo, o ativo registrou queda e marcou nova mínima de 2025 em 5.411,5 pontos, permanecendo abaixo das médias de 9 e 21 períodos. A distância para essas médias sugere espaço para repiques, mas a força predominante segue baixista.
Para reverter, será preciso romper 5.470,5/5.487,5, mirando depois 5.509/5.531,5. Caso a pressão de venda prossiga, o rompimento de 5.411,5/5.367 abre espaço para buscar 5.339/5.284. O IFR (14) está em 32,57, sinalizando proximidade de sobrevenda.

Saiba mais:
- Pregão estendido e novos contratos futuros: o que B3 e CVM preparam para os traders
- Como sobreviver na Bolsa em tempos de alta volatilidade, segundo Pam Semezzato
- Do jiu-jitsu ao trade: Pedro Heck ensina a estratégia de capital garantido sintético
- Papai financeiro: “Sem gestão em casa, não há como ensinar finanças aos filhos”
Dólar futuro (WDOU25): Gráfico de 60 minutos
No intraday mais amplo, a leitura mostra que o minidólar fechou em queda e segue oscilando entre as médias de 9 e 21 períodos.
Continua depois da publicidade
A retomada compradora exige o rompimento de 5.430/5.450, o que poderia levar o preço até 5.487,5/5.509 e, em extensão, 5.531,5/5.573 pontos.
Já para manter a tendência de baixa, é fundamental perder 5.411,5/5.397. Caso esse nível seja rompido, o fluxo vendedor tende a ganhar força, mirando 5.383/5.367 e depois 5.351/5.339 pontos.

(Rodrigo Paz é analista técnico)
Continua depois da publicidade
Guias de análise técnica:
- O que são pontos de suporte e resistência?
- O que são médias móveis e como usá-las para estratégia de Trade
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- IFR: O que é o índice de força relativa?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.