Conteúdo editorial apoiado por

Mini-índice (WINM26): rumor de acordo EUA-Irã anima bolsas e índice

Confira o que a análise técnica aponta para o mini-índice hoje (22 de maio)

Rodrigo Paz

Ativos mencionados na matéria

Publicidade

Os contratos de mini-índice (WINM26), com vencimento em junho, encerraram a última sessão (21/05) com leve alta de 0,18%, aos 178.700 pontos, em um pregão de recuperação moderada, mas ainda com dificuldade para consolidar um movimento mais forte de alta. O mini-índice acompanhou a melhora do humor global e conseguiu sustentar leve alta após o Ibovespa ampliar os ganhos da véspera. O mercado reagiu aos rumores sobre um possível acordo final entre EUA e Irã para encerrar a guerra no Oriente Médio, movimento que impulsionou as bolsas em Wall Street, derrubou o petróleo e favoreceu ativos de risco ao longo da tarde.

No Brasil, Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e os bancos ajudaram a sustentar o índice no campo positivo após a virada dos mercados internacionais. Para o trader de mini-índice, o cenário segue altamente dependente do noticiário externo e das tensões geopolíticas, com rumores e novas sinalizações sobre Oriente Médio mantendo a volatilidade elevada e podendo provocar mudanças rápidas de direção ao longo do pregão.

Análise do gráfico de 15 minutos

No gráfico de 15 minutos, observo que o mini-índice conseguiu encerrar o pregão no positivo, mas voltou a mostrar enfraquecimento perto do fechamento, devolvendo parte dos ganhos acumulados ao longo do dia. O ativo segue negociando abaixo das médias móveis de 9 e 21 períodos, o que mantém cautela no curtíssimo prazo.

Para continuidade da recuperação, será necessária a entrada de fluxo comprador capaz de romper a resistência em 179.075/179.495. Acima dessa faixa, vejo espaço para avanço em direção a 179.935/180.385, com alvo mais longo na região de 180.815/181.550.

Por outro lado, caso volte a ganhar força vendedora, o suporte em 178.675/178.315 será decisivo. Perdendo essa região, o índice poderá acelerar as quedas em direção a 177.720/177.305, com alvo mais longo em 176.635/175.650.

No gráfico diário, sigo observando uma estrutura de baixa no curto prazo. Apesar da alta recente, o índice perdeu força ao testar a região das médias móveis e continua negociando abaixo das médias de 9 e 21 períodos.

Continua depois da publicidade

O IFR (14) está em 34,71, próximo da região de sobrevenda, enquanto o afastamento das médias e o movimento mais esticado de baixa ainda favorecem repiques técnicos. Mesmo assim, a tendência principal permanece negativa.

Para melhora mais consistente do cenário técnico, será necessário superar a resistência em 180.510/184.090, abrindo espaço para buscar 188.255/192.600. Já a perda da faixa de 177.305/175.200 pode reacelerar o fluxo vendedor em direção a 173.800/171.780.

Fonte: Nelogica. Gráfico 15 minutos. Elaboração Rodrigo Paz

Saiba mais:

Continua depois da publicidade

WINM26: Gráfico de 60 minutos

No gráfico de 60 minutos, observo que o mini-índice voltou a fechar entre as médias móveis de 9 e 21 períodos, sinalizando tentativa de estabilização após a sequência mais intensa de quedas.

Além disso, o gráfico começa a chamar atenção para uma possível formação de ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI), padrão técnico de reversão. Para que essa estrutura seja confirmada, será necessária entrada mais forte de volume comprador e rompimento das resistências mais próximas.

Nesse contexto, a resistência em 179.680/180.385 passa a ser o principal gatilho comprador. Superando essa faixa, o ativo poderá buscar 181.550/183.185, com projeções mais longas em 184.090/184.965.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, caso volte a perder força e rompa o suporte em 177.305/175.200, o fluxo vendedor tende a ganhar intensidade, abrindo espaço para quedas em direção a 174.195/172.515. Em um cenário mais negativo, os próximos alvos aparecem em 171.780/170.470.

Fonte: Nelogica. Gráfico 60 minutos. Elaboração Rodrigo Paz

(Rodrigo Paz é analista técnico)

Guias de análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.