Membro do conselho da Tesla, Kimbal Musk, diz que a maioria das DAOs não é descentralizada

“Francamente, acho que a maioria dos DAOs é projetada para permitir que os fundadores mantenham o controle”, disse

CoinDesk

Kimbal Musk, cofundador e CEO da Big Green DAO (Christian Barrett/CoinDesk)

Publicidade

Kimbal Musk, o filantropo bilionário e irmão do empresário Elon Musk, que agora é um ávido criador de organizações autônomas descentralizadas (DAOs), diz que a maioria dessas estruturas sem confiança é controlada por alguns poucos membros fundadores.

Falando na Consensus 2022 em Austin, Texas, Musk, que no ano passado lançou a Big Green DAO, uma instituição de caridade da Web 3 focada em justiça alimentar, disse que sua pesquisa revelou que a maioria dos DAOs não é de fato projetada para impedir o acúmulo de poder por um poucos membros – algo que ele tem se esforçado para evitar.

“Não é ‘descentralizado’ no nome?”, Musk perguntou retoricamente à multidão em Austin. “Quanto você tem que ser descentralizado para ser descentralizado? Acho que a luz orientadora mais importante é ter sistemas que impeçam o acúmulo de poder para uma pessoa. Francamente, acho que a maioria das DAOs é projetada para permitir que os fundadores mantenham o controle”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O conceito de DAO tem tido um aumento de interesse junto com a excitação em torno de tokens não fungíveis (NFTs) e Web 3. No entanto, essas organizações nominalmente sem liderança e coletivos de investimento online foram rotulados como simples bate-papos em grupo com uma conta bancária.

As DAOs, para Musk, devem estar continuamente descentralizando para evitar o acúmulo de poder, e é por isso que os doadores e organizações sem fins lucrativos que votam na Big Green DAO têm limites de mandato, o que significa que eles precisam desistir de seu lugar no conselho e ser indicado de volta para a organização trimestralmente. Mas Musk disse que os limites de prazo são algo que normalmente não existe na maioria das DAOs.

“Eu tive que me sentir perdendo o controle dessa coisa linda na qual passei 1.000 horas trabalhando, e acho que todos deveriam passar por esse processo”, disse Musk. “Acho que começamos com seis organizações sem fins lucrativos. Eu os vi passar pelo processo de abrir mão do controle”.

Continua depois da publicidade

Em termos de atualização de progresso, Musk disse que 10 novas organizações sem fins lucrativos foram contratadas, com mais 86 dessas organizações programadas para serem trazidas neste trimestre, de cerca de 400 inscritas.

Falando sobre a transparência da filantropia baseada em DAO, Musk apontou que instituições de caridade normais gastam 15% em suas despesas gerais antes que um único centavo seja distribuído.
“Mesmo que não sejamos tão bons, provavelmente faremos um trabalho melhor”, disse ele.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil