Consensus 2022

Membro do conselho da Tesla, Kimbal Musk, diz que a maioria das DAOs não é descentralizada

“Francamente, acho que a maioria dos DAOs é projetada para permitir que os fundadores mantenham o controle”, disse

Por  CoinDesk -

Kimbal Musk, o filantropo bilionário e irmão do empresário Elon Musk, que agora é um ávido criador de organizações autônomas descentralizadas (DAOs), diz que a maioria dessas estruturas sem confiança é controlada por alguns poucos membros fundadores.

Falando na Consensus 2022 em Austin, Texas, Musk, que no ano passado lançou a Big Green DAO, uma instituição de caridade da Web 3 focada em justiça alimentar, disse que sua pesquisa revelou que a maioria dos DAOs não é de fato projetada para impedir o acúmulo de poder por um poucos membros – algo que ele tem se esforçado para evitar.

“Não é ‘descentralizado’ no nome?”, Musk perguntou retoricamente à multidão em Austin. “Quanto você tem que ser descentralizado para ser descentralizado? Acho que a luz orientadora mais importante é ter sistemas que impeçam o acúmulo de poder para uma pessoa. Francamente, acho que a maioria das DAOs é projetada para permitir que os fundadores mantenham o controle”.

O conceito de DAO tem tido um aumento de interesse junto com a excitação em torno de tokens não fungíveis (NFTs) e Web 3. No entanto, essas organizações nominalmente sem liderança e coletivos de investimento online foram rotulados como simples bate-papos em grupo com uma conta bancária.

As DAOs, para Musk, devem estar continuamente descentralizando para evitar o acúmulo de poder, e é por isso que os doadores e organizações sem fins lucrativos que votam na Big Green DAO têm limites de mandato, o que significa que eles precisam desistir de seu lugar no conselho e ser indicado de volta para a organização trimestralmente. Mas Musk disse que os limites de prazo são algo que normalmente não existe na maioria das DAOs.

“Eu tive que me sentir perdendo o controle dessa coisa linda na qual passei 1.000 horas trabalhando, e acho que todos deveriam passar por esse processo”, disse Musk. “Acho que começamos com seis organizações sem fins lucrativos. Eu os vi passar pelo processo de abrir mão do controle”.

Em termos de atualização de progresso, Musk disse que 10 novas organizações sem fins lucrativos foram contratadas, com mais 86 dessas organizações programadas para serem trazidas neste trimestre, de cerca de 400 inscritas.

Falando sobre a transparência da filantropia baseada em DAO, Musk apontou que instituições de caridade normais gastam 15% em suas despesas gerais antes que um único centavo seja distribuído.
“Mesmo que não sejamos tão bons, provavelmente faremos um trabalho melhor”, disse ele.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe