Marfrig (MRFG3) indicará candidatos ao Conselho da BRF (BRFS3); ações têm dia de queda

Posição da Marfrig vem se ampliando desde o ano passado na BRF, mas sem ultrapassar os 33,33%, que a obrigaria à um oferta de aquisição

Rodrigo Petry

Sadia: marca de referência da BRF é uma das mais desejadas pelo mercado (Divulgação/BRF)

Publicidade

Após atingir uma participação acionária de 33,25% na BRF (BRFS3), a Marfrig (MRFG3) agora busca ditar os rumos estratégicos na companhia.

Em comunicado ao mercado nesta segunda-feira, a Marfrig informou que seu Conselho de Administração “decidiu que a Companhia deve exercer seus direitos de acionista para passar a influenciar na administração da BRF”.

Por conta disso, afirmou que a Marfrig apresentará à BRF chapa de candidatos a serem indicados para o Conselho de Administração na próxima assembleia geral ordinária da BRF.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As ações da Marfrig fecharam em baixa de 4,57% e BRF recuaram 2,55%. As demais empresas do setor também desvalorizam no dia: Minerva (BEEF3), -3,04%; e JBS (JBSS3), -1,21%.

Marfrig e BRF

O frigorífico Marfrig é o maior acionista da BRF, seguido pelos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Petrobras, com 6,13% e 5,26% do capital total da controladora das marcas Sadia e Perdigão. Além dos fundos, tem participação relevante a Kapitalo Investimentos, com 5,34%.

Conforme a BRF, o envio da proposta da administração para a Assembleia Geral Ordinária, que acontece dia 28 de março, será agora, dia 24 de fevereiro, quando os nomes devem ser conhecido. Para aprovação, a eleição exige maioria dos acionistas presentes.

Continua depois da publicidade

“Vemos esse movimento como um passo importante em uma potencial combinação entre Marfrig e BRF, mas também é amplamente esperado pelo mercado”, escreveu o Itaú BBA, em relatório.

“Nossa primeira impressão é a de que o anúncio de hoje dificilmente será um gatilho para os preços das ações das empresas, pois acreditamos que a estratégia da Marfrig de avançar em direção a uma potencial consolidação era amplamente esperada pelos investidores”, acrescentou o BBA.

Para o BBA, a eleição do conselho de administração da BRF provavelmente será um marco importante para definir como os números da BRF são contabilizados no balanço da Marfrig.

Continua depois da publicidade

“Caso a Marfrig consiga ter sua chapa eleita, esperamos que a Marfrig consolide totalmente o balanço da BRF, pois a Marfrig poderá exercer influência sobre as decisões estratégicas da BRF”, afirmara os analistas do BBA.

Capitalização da BRF

No início deste mês, uma oferta subsequente de ações (follow-on) da BRF movimentou R$ 5,4 bilhões, em operação voltada apenas para grandes investidores.

A ação saiu a R$ 20, um desconto de 7,5% em relação ao fechamento do pregão do dia anterior. A oferta principal foi de 270 milhões ações e havia ainda a possibilidade de vender um lote extra, de 54 milhões papéis, que não foi exercida.

Publicidade

A Marfrig participou do follow on, mas apenas no valor que já possuía, para não ser diluída, nem ampliar fatia.

Como escreveu a XP na época da oferta, a operação poderia permitir que a Marfrig comprasse mais ações da BRF sem acionar o mecanismo de poison pill, em 33,3%.

Pelo estatuto da BRF, qualquer acionista que ultrapassar cerca de um terço do capital precisa fazer uma oferta pública para aquisição do capital restante na bolsa. Porém, não foi o que aconteceu.

Continua depois da publicidade

Influência da Marfrig

Ano passado, o empresário Abilio vendeu sua fatia de ações para Marfrig, em meio ao aumento da posição do grupo de Marcos Molina na BRF.

Enquanto isso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu parecer aprovando, sem restrições, a aquisição de ações da BRF (BRFS3) pela Marfrig Global Foods (MRFG3).

Na época, a Marfrig havia dito que não pretendia eleger membros para o conselho de administração ou exercer influência sobre as atividades da BRF.

Publicidade

O atual conselho da BRF conta com Pedro Parente como presidente e mais nove membros, dos quais oito são apontados como independentes.

Assim, a Marfrig acabou anunciando hoje uma nova postura em relação à sua investida.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.