Marcopolo (POMO4) lucra R$ 236,3 milhões no primeiro trimestre, alta anual de 141%

A receita líquida somou R$ 1,654 bilhão no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 72,5% na comparação com igual etapa de 2022.

Felipe Moreira

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A Marcopolo (POMO4) reportou lucro líquido de R$ 236,3 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), montante 141,1% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022, informou a companhia nesta terça-feira (2).

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 292,8 milhões no 1T23, um crescimento de 470,8% em relação ao 1T22.

A Marcopolo explica que o “Ebitda foi afetado positivamente pelo melhor ambiente de mercado com evolução de volumes e do mix de vendas, melhores margens a partir do repasse de custos, pela maior diluição de despesas e pela recuperação de resultados das operações localizadas no exterior”.

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A margem Ebitda ajustada atingiu 17,7% entre janeiro e março deste ano, alta de 12,3 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 1T22.

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A receita líquida somou R$ 1,654 bilhão no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 72,5% na comparação com igual etapa de 2022.

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Segundo a empresa, o aumento da receita na comparação com o 1T22 reflete o incremento de volumes vendidos no mercado brasileiro e nas operações internacionais, melhor mix de vendas com maior participação de carrocerias pesadas e entregas direcionadas ao Caminho da Escola.

A produção consolidada da Marcopolo foi de 3.465 unidades no 1T23. No Brasil, a produção atingiu 2.975 unidades, 9,6% superior à do 1T22, enquanto no exterior a produção foi de 490 unidades, 32,8% superior às unidades produzidas no mesmo período do ano anterior.

O retorno sobre capital investido (ROIC) atingiu 9,4%, alta de 5 pontos percentuais na comparação ano a ano.

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O resultado financeiro líquido foi positivo em R$ 40,4 milhões no primeiro trimestre de 2023, ante um resultado positivo de R$ 90,5 milhões registrados no 1T22.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 390,9 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 248,1% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 23,6% no 1T23, alta de 11,9 p.p. frente a margem do 1T22.

As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 63,2 milhões no 1T23, ou 3,8% da receita líquida, enquanto no 1T22 essas despesas somaram R$ 49,7 milhões, 5,2% da receita líquida.

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A Marcopolo investiu R$ 37,1 milhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 163,4% na comparação ano a ano.

Em 31 de março de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 888,5 milhões, ante R$ 1,127 bilhão de dezembro de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,6 vez em março de 2023.